Para efetivar as ações do programa Pacto pela Vida na Bahia, que tem como pilar a redução dos índices de crimes contra a vida, foi instalada nesta sexta-feira (25), durante ato no auditório do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos Barris, em Salvador, a Câmara Setorial de Segurança Pública do Estado, com a função de acompanhar, avaliar o desempenho das políticas públicas de segurança e monitorar os indicadores.
Articulado com as demais secretarias do Estado, o programa prevê outras câmaras setoriais, com o objetivo de desenvolver políticas públicas, como as de Defesa Social, Enfrentamento ao Crack, Atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.
De acordo com o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, a instalação da Câmara representa a ‘espinha dorsal’ do programa e vem acompanhada de outras duas medidas, a criação e reestruturação do Departamento de Homicídios e a implantação de bases comunitárias de segurança. “Isto vai, efetivamente, criar a filosofia de policiamento comunitário. Com o departamento haverá modernização do processo de investigação e dinamização de inquéritos, concentrando em um só local toda a inteligência e recursos humanos”.
“A Câmara de Segurança Pública é uma das vertentes de especialização de trabalhos do Pacto Pela Vida. A nossa missão é, junto com a Polícia Civil, Militar, Departamento de Policia Técnica, e demais órgãos da secretaria, propor ações e executá-las de acordo com o projeto maior do estado, em simetria com as ações de desenvolvimento social, esporte, lazer e trabalho”, esclareceu o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.