segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais de dois mil novos servidores da Saúde vão reforçar atendimento na Bahia


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai convocar até o final deste ano mais de dois mil novos servidores, aprovados no concurso público realizado em 2008. Somente nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções da Bahia, foram nomeados 535 profissionais de saúde.
Segundo o secretário Jorge Solla, as nomeações vão acontecer até que seja substituído todo o quadro de profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Ele explicou que todas as 852 vagas para 54 cargos de nível médio e superior, inicialmente previstas no concurso, foram preenchidas no ano passado.
O concurso abriu vagas para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais, técnicos e reguladores de assistência em saúde.
Com a ampliação no número de vagas, já foram convocados mais 400 profissionais com curso técnico e 535 com nível superior. Esses últimos nomeados nesta segunda-feira. No total, já foram contratados 1.785 novos servidores da Saúde, que vão trabalhar em hospitais estaduais e em unidades da saúde da família (USFs) em Salvador e no interior.
“Já temos uma programação pronta e até o final do ano todos os contratos temporários que forem vencendo serão substituídos por concursados. Com isso estaremos ampliando o quadro de servidores efetivos”, ressaltou Solla.
De acordo com Antônio Dórea, do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb/BA), a Constituição prevê que todo médico a serviço público deve ser concursado, “e a Bahia está cumprindo o determinado

Evento nacional reúne secretários de Planejamento em Salvador
 
Secretários de Planejamento de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal estarão reunidos em Salvador, no 45º Fórum Nacional de Secretários de Planejamento, que acontecerá nas próximas quinta e sexta-feira (31 e 1º de abril), no Hotel Othon, em Ondina. O evento será aberto às 9h30 pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, em solenidade com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.
Também participarão da cerimônia de abertura o secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, o secretario do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), Haroldo Eurico Amoras dos Santos, e a consultora e economista Tânia Bacelar, que fará palestra sobre ‘Ambiente Econômico Brasileiro e o Corte Regional’.
Os trabalhos da tarde serão coordenados por técnicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Na primeira palestra, às 14h, a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério, Maria Lúcia Falcón, abordará o tema ‘Integração entre o PPA Federal e Estaduais’. Às 15h30, a secretária de Orçamento Federal do MPOG, Célia Corrêa, discorrerá sobre ‘A Nova Lei de Finanças’.
No dia 1º de abril, os trabalhos terão início às 9h com palestra do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que falará sobre a atual economia mundial, seus reflexos e o papel no Brasil inserido neste contexto, com ênfase na matriz energética, na palestra ‘Planejamento e Desenvolvimento Econômico e a Questão Energética’. À tarde, ocorrerá a eleição da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan).
O Conselho foi criado em 2006, durante a realização do 28º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília. Entre os objetivos do Conseplan estão, entre outros, o de funcionar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias de Planejamento dos Estados e do Distrito Federal, participar da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público e propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do Distrito Federal.