A I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia foi encerrada, no começo da noite desta quarta-feira (31), com saldo positivo para os alunos dos 72 cursos técnicos oferecidos pelos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades de ensino da rede estadual.
Durante três dias, eles tiveram a oportunidade de apresentar ao público suas experiências ligadas às tecnologias sociais e como são desenvolvidas. O evento, que é aberto ao público gratuitamente, funciona no 4º piso do Centro de Convenções, em Salvador.
A estudante Miriam Santos, 18, aluna do curso técnico em açúcar e álcool, do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, apresentou um experimento que ilustra o processo de destilação do álcool, desde a entrada da matéria prima (cana de açúcar) até o produto final - o álcool hidratado, usado como combustível, e álcool anidro, utilizado como gasolina nas indústrias.
Já os alunos do curso técnico em agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, apresentaram o Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Luiz Nonato, 22 anos, explicou os benefícios do experimento. “Por meio da maquete, mostramos como é possível, num pequeno espaço de terra, o agricultor produzir hortaliças, plantas medicinais sem o uso de defensivos agrícolas. Como benefício, a comunidade terá alimentação saudável e uma fonte de emprego e renda”.