terça-feira, 27 de setembro de 2011

FAMILIARES, ELEITORES E AMIGOS DOS VEREADORES DE CAÉM QUE ESTAO PRESOS FAZEM MANIFESTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL.


As dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Caém foram tomadas, na ultima sessão do dia 26, por dezenas de populares, familiares, eleitores e amigos dos vereadores presos Jonas Pereira, Ronaldo Alves e Lourivaldo Anjos, custodiados há quase seis meses, acusados de serem os mandantes do assassinato do Ex-Vereador João de Quinho, ocorrido em Dezembro de 2010. De forma pacífica e carregando faixas, cartazes e panfletos que reproduziam trechos dos depoimentos de três acusados que já confessaram a autoria e a execução do crime, além de declararem que os 03 vereadores não participaram do crime, os manifestantes solicitaram espaço na sessão para ocuparem a tribuna e falar em nome do movimento e dos vereadores presos.
Escolhidos entre os manifestantes o Pastor Acelino, da Assembleia de Deus, o Funcionário Público Municipal Sr. Jackson Santos e Ronivaldo Alves irmão do vereador Ronaldo, falaram emocionados do sofrimento das famílias e dos acusados, do sentimento de revolta, de injustiça e principalmente da morosidade da justiça que mesmo com as novas provas, evidencias e a prisão e confissão dos verdadeiros mandantes e executores do crime, vem negando os pedidos de liberdade dos vereadores. Os oradores fizeram questão de lembrar da trajetória politica dos vereadores, idoneidade e do trabalho de cada um nas localidades que representam e ressaltaram que os mesmos não representam perigo a sociedade e que tem trabalho, residência fixa, o que dariam direito a aguardar em liberdade, ate que a justiça começasse a ouvir as testemunhas, acusados e envolvidos. E deixaram no ar a pergunta “a quem interessa a prisão desses três vereadores diante das novas provas?”

Os vereadores também revezaram-se na tribuna. Gildo de Jesus, Jonilton Matos e Fabio Queiroz também lembraram da atuação dos vereadores e da falta que os mesmo fazem a câmara e ao Município, e reafirmaram a certeza na inocência dos mesmos. Um dos discursos mais emocionante e firme foi do vereador Pablo Piauhy que disse sempre ter acreditado na inocência dos vereadores presos. Por entender um pouco mais dos tramites da justiça, já que o mesmo é acadêmico de direito, destacou alguns pontos dos depoimentos dos acusados e as novas provas, evidencias e confissões que favorecem os vereadores. Piauhy lembrou também que até hoje os vereadores não tiveram o direito de serem ouvidos em juízo e que nesses quase 06 meses só foi realizada uma audiência e na mesma só foram ouvidas apenas três testemunhas e de acusação. Segundo Pablo até mesmo o Secretário de Justiça do Estado não entende o por que dos vereadores ainda continuarem presos o que inclusive já motivou uma moção de repudio discutida e aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, diante dos visíveis erros que são apresentados no inquérito. Os manifestantes deixaram a câmara pedindo justiça e que os vereadores possam voltar ao convívio da família e da sociedade, pois estão pagando por um crime que não cometeram.
(POR EDIVAN REIS -RFNOTICIAS.COM)


UPB e TRE se unem por uma eleição municipal 2012 limpa

Promover a democracia e estabelecer municípios cada vez mais fortes tem sido a bandeira do presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Assim com a proximidade das Eleições Municipais 2012, Caetano e a equipe jurídica da UPB se lançam em uma empreitada rumo a oferecer aos candidatos 2012 conhecimento e compreensão de como portar-se na condução da campanha eleitoral.
Na segunda-feira (26), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o presidente Luiz Caetano apresentou ao presidente do TRE-BA , desembargador Mário Alberto um pedido para que a UPB e o TRE-BA realizem, em conjunto, reuniões onde técnicos e juristas possam proporcionar debates junto aos candidatos do executivo e legislativo municipal explicando a lei eleitoral 2012 para a promoção de uma eleição limpa e democrática.
O presidente do TRE-BA aprovou a ideia como uma prática de excelência, cidadania e democracia dando apoio ao colega da UPB, corroborando no mesmo desejo, por uma eleição municipal limpa e democrática.
A ação, chamada de Eleição 2012: Condutas Vedadas e Outros Aspectos da Legislação Eleitoral, apresenta para o mês de dezembro o primeiro encontro em Salvador e mais outros cinco encontros regionais como tem ocorrido na parceria UPB/TCM, levando aos gestores e equipes de técnicos municipais o conhecimento sobre as contas que os municípios têm de apresentar ao Tribunal de Contas dos Municípios.
Caetano remete a importância destes encontros UPB/TRE-BA a mesma importância que os encontros regionais UPB/TCM têm. É a UPB dando mais uma vez valor aos municípios, orientando seus futuros gestores e gestoras, produzindo uma eleição limpa que resulta em segurança para os municípios que serão governados por aqueles que foram escolhidos por voto direto sem precisar que as eleições municipais terminem nos tribunais.