Milhares de trabalhadoras do campo, da floresta e da cidade, realizaram uma caminhada ás 07h30 desta quarta-feira (17), saindo do Parque da Cidade, onde estão concentradas desde terça-feira (16),e percorreram 03 km,até chegarem a frente do Congresso Nacional, onde realizaram um grande ato público, com a presença de parlamentares, artistas e lideranças sindicais das diversas representações da sociedade. A quarta edição Marcha das Margaridas, foi considerada a maior manifestação feminista da América Latina dos ultimos anos.
Logo cedo o DETRAN modificou todo trânsito no trecho entre Parque da Cidade e a Esplanada dos Ministérios onde foi instalado a Cidade das Margaridas,no Plano Piloto. Foram mobilizados helicóptero, equipes de bombeiros, ambulâncias e mais de 200 policiais militares, para garantir a segurança dos participantes. Todo efetivo estava desarmado.
A polícia reservou as três pistas do lado esquerdo, para as pessoas que participaram da marcha,cujo cortejo andou pela “contramão”, sentido rodoviária/esplanada dos Ministérios.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e coordenadora da marcha, Carmen Helena Ferreira Foco, disse que a o efeito do movimento vai além da presença das cem mil mulheres, pois milhões de outras mulheres, que ficaram em seus municípios, estão representadas e com o mesmo sentimento daquelas que saíram das várias regiões do país e cruzaram as estradas, rios do Brasil com objetivo de transformar a vida de milhões de mulheres.