Uma bicicleta movida com um motor a hidrogênio está sendo testada em Curitiba
como alternativa de mobilidade urbana e de combate à poluição. De autoria
do engenheiro eletricista Giovani Gaspar, o projeto entrou em fase de testes de
rua há pouco mais de um mês e pode desenvolver uma velocidade máxima de até 35
km/h e sem emissão de poluentes. "Nos testes que fiz a bicicleta chegou a
70 km/h, mas por questão de segurança o motor tem um dispositivo que limita a
velocidade a 35 km/h", disse Gaspar. Com um cilindro de hidrogênio
instalado no quadro de ferro da bicicleta para alimentar o pequeno motor
instalado na garupa, o veículo tem autonomia para fazer um percurso entre 60 a
80 quilômetros. O autor da ideia conta que já iniciou estudos para criar
um estacionamento público equipado com uma fonte de abastecimento gratuito para
o ciclista. Ele irá captar energia solar e água da chuva para produzir o
hidrogênio por meio da eletrólise, reação que gera o hidrogênio.
Assim, o engenheiro diz que quer viabilizar um projeto público de mobilidade urbana para grandes cidades e massificar o uso da bicicleta de hidrogênio até a Copa do Mundo de 2014. A ideia surgiu quando Gaspar participou de congressos no Japão e na Itália sobre ações urbanas para melhorar a mobilidade e qualidade de vida das pessoas em grandes centros urbanos.O projeto da bicicleta ecológica também faz parte de tese de mestrado em mecânica feita pelo engenheiro na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).A bicicleta foi incorporada a outras invenções da UTFPR, como dois protót ipos de carros elétricos. O professor Eloy Casagrande, que coordena o projeto "Escritório Verde" para desenvolver iniciativas de sustentabilidade para a universidade, diz que os protótipos do carro e da bicicleta já têm condições de serem produzidos em escala a partir do ano que vem.
(Com informações do UOL)
Assim, o engenheiro diz que quer viabilizar um projeto público de mobilidade urbana para grandes cidades e massificar o uso da bicicleta de hidrogênio até a Copa do Mundo de 2014. A ideia surgiu quando Gaspar participou de congressos no Japão e na Itália sobre ações urbanas para melhorar a mobilidade e qualidade de vida das pessoas em grandes centros urbanos.O projeto da bicicleta ecológica também faz parte de tese de mestrado em mecânica feita pelo engenheiro na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).A bicicleta foi incorporada a outras invenções da UTFPR, como dois protót ipos de carros elétricos. O professor Eloy Casagrande, que coordena o projeto "Escritório Verde" para desenvolver iniciativas de sustentabilidade para a universidade, diz que os protótipos do carro e da bicicleta já têm condições de serem produzidos em escala a partir do ano que vem.
(Com informações do UOL)