Redação CORREIO
A produção da indústria baiana cresceu 7% em março deste ano comparando com o mês de fevereiro, mas caiu 9,2% comparando o primeiro trimestre do ano com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (10) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Contando os últimos doze meses, o aumento é de 1,5%.
Entre os segmentos da indústria baiana, o que teve melhor desempenho foi o de produtos químicos, com aumento de 39,3% em comparação com fevereiro. Em seguida aparecem a metalurgia básica (10,3%), o refino de petróleo e álcool (7,9%) e celulose, papel e produtos de papel (2,6%).
Comparando os números com março de 2010, houve queda de 3,7%, segundo análise da SEI por conta da redução no desempenho dos ramos de produtos químicos (- 10,8%) e refino de petróleo e produção de álcool (- 3,1%). No total, o primeiro trimestre de 2011, comparando com o mesmo período de 2010, apresentou queda de 9,2%. No índice acumulado nos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana caiu 1,1% entre fevereiro (2,6%) e março (1,5%).