Às vésperas da micareta, a Polícia Federal apreendeu uma tonelada de maconha na BR-116 em Feira de Santana, a 107 km de Salvador. A droga estava em tubos em uma carreta com placa de São Paulo. Segundo a PF, o motorista, Humberto Leandro Sena, 35, pegou a droga em São Paulo para distribuí-la em Feira e Salvador.
De acordo com as investigações, a droga foi prensada no Paraguai e entrou no Brasil pela fronteira com o Mato Grosso do Sul, seguindo depois para São Paulo, onde o acusado a pegou para distribuir.
O valor da droga ainda não foi avaliado pela PFl. A abordagem à carreta aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestou apoio à operação da PF, que tem intensificado as fiscalizações na região. Humberto alegou que foi contratado para fazer frete para uma pessoa, mas entrou em contradição e não sabia precisar onde a carga seria entregue.
O carona, Jadson José da Silva, 32 anos, também foi ouvido pela Polícia Federal mas disse que não tinha conhecimento de que a carreta carregava drogas. Por falta de provas, ele foi liberado. Humberto ficou detido em Feira de Santana e deve ser transferido ainda hoje para o presídio.
Esta foi a maior apreensão de drogas em rodovias federais na Bahia.