Fruto de intensa articulação do governador Jacques Wagner, do Partido dos Trabalhadores (PT), do prefeito Zé das Virgens e do próprio Joacy Dourado, o Território de Irecê passa a contar com mais um deputado estadual.
“Estou muito feliz com o desfecho desta história. Trabalhamos firmemente para a eleição de Joacy, cujo projeto é agora consolidado com a decisão do governador Jacques Wagner”, diz o prefeito, comemorando antecipadamente a posse do seu sucessor na Assembleia Legislativa, prevista para amanhã, 11.
Há mais de 40 anos o Território de Irecê não fica sem representação no legislativo estadual. Na década de 80 chegou-se a ter seis deputados. Edigar Dourado, Nobelino Dourado, Paulo Renato, Reinaldo Braga, Henrique Sampaio e Jailton França.
Ameaçada de contar com apenas um deputado na atual legislatura, que seria Reinaldo Braga, eleito em outubro do ano passado, o Território passa a dispor de três representações na Assembleia. Articulações políticas conduziram João Carlos Bacelar, eleito no mesmo pleito, para a Secretaria de Educação de Salvador, abrindo caminho para a posse de Luizinho Sobral (PTN) a deputado estadual. Depois, a nomeação de Carlos Brasileiro (PT) para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e agora a nomeação do deputado Paulo Câmera (PDT) para a pasta da Ciência e Tecnologia, pelo Governador Jacques Wagner, garantiram o mandato de deputado estadual para o ex-prefeito de Irecê, Joacy Dourado (PT), que se encontrava na segunda suplência da coligação.