quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ex vereador de Utinga sofre tentativa de assalto em Bonito nesta terça feira


O ex vereador e taxista, João dos Santos Vieira, 59 anos, conhecido como João Bozó sofreu uma tentativa de assalto e ficou ferido na manhã desta terça feira, 01.
De acordo com a vitima, eram cerca de 5h30 da madrugada, quando ele passava em uma estrada em péssimas condições de trafego na região entre Morro do Chapéu e Bonito, quando de repente foi alvejado por um tiro de espingarda sofrendo ferimento na mão. Segundo João, são 86 km de estrada ruim, sem condições dos condutores de veículos realizarem uma viajem tranqüila, o que facilita a ação de marginais que aproveitam a baixa velocidade dos veículos para praticar assaltos.
O ex vereador foi medicado no hospital da cidade de Bonito e após ser liberado foi à delegacia para registrar a queixa e pedir providencias as autoridades policiais da região. Na delegacia da cidade só havia um agente investigador, o que infelizmente é outro problema no combate aos crimes na região da Chapada Diamantina. Atualmente João Bozó trabalha como taxista e realiza viagens entre os municípios de Bonito e Irecê.

Bahia registra 1.600 casos de dengue só em janeiro

Somente em janeiro deste ano, mais de 1.600 casos de dengue já foram registrados na Bahia. Dez municípios concentram quase 61% dessas notificações. São eles: Barreiras, Ireçê, São Gabriel, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Jussara, Ibipeba, Ilhéus, Ibititá e Cristópolis.
No mesmo período, em 2010, o sistema de informação epidemiológica registrou 2.341 casos. A redução de 31,3% no número de ocorrências em 2011, com relação ao ano anterior, no entanto, não é motivo para comemoração: das 417 cidades baianas, 198 apresentam “risco alto” ou “risco muito alto” de sofrer um epidemia de dengue ainda em 2011, segundo os critérios de vulnerabilidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
As informações foram passadas nesta terça-feira, 1º, durante a reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, que reúne representantes de entidades governamentais e da sociedade civil, e tem o objetivo de acompanhar e propor ações de combate.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, há atualmente no Estado uma circulação viral intensa de três dos quatro sorotipos da dengue, e um aumento expressivo das formas graves da doença vem sendo verificado. “É preciso estar atento aos jovens com menos de 15 anos, pois são indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus e, portanto, são mais suscetíveis à doença”, frisou Jesuína.
Bairros - Em Salvador, os dez bairros com maior índice de infestação são Alto do Cabrito, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos, Periperi, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Tancredo Neves e Sussuarana.
Em 2009, 124 mil casos foram registrados na Bahia, 67 pessoas morreram. Em 2010, foram 60 mil infectados e 37 mortos.
Atarde online
Itapetinga: homem mata mulher a facadas e deixa mensagem escrita em corpo

Uma mulher morreu a golpes de facadas, nesta segunda-feira (31), em Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. Janildo Pereira dos Santos matou sua namorada, Gesonice Gonçalves Bonfim, de 39 anos, com quem morava há três meses. Segundo informações de familiares, o namorado proibiu Gesonice de frequentar a Igreja Assembléia de Deus, e a aprisionou dentro de um casebre no bairro Portelinha. O corpo da mulher foi encontrado em cima de uma cama, ensanguentado, coberto com fotos de um homem, que Janildo acreditava ser o seu amante, preservativos e uma placa presa na barriga com os dizeres: "O troco da traição é a morte. Nem eu nem ninguém". Segundo vizinhos, após uma intensa gritaria veio o silêncio. De acordo o delegado Roberto Junior, o suposto assassino já esteve envolvido em outros crimes em Caatiba. Segundo familiares, após o assassinato, ele se limpou, e foi à casa dos pais, onde narrou todo o crime. O acusado está foragido.
Informações do Blog do Anderson

Vendas de veículos caem 34,8% em janeiro

As vendas de veículos novos (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões) no país apresentaram expansão de 12,8% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, com o emplacamento de 386.782 unidades.
Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Já no confronto com dezembro, os licenciamentos tiveram decréscimo de 34,8%.
Considerando apenas os números de automóveis e comerciais leves, a queda ante dezembro foi de 36,3%, com 229.858 emplacamentos.
"A queda era esperada já que o último mês do ano, tradicionalmente, tem desempenho superior a janeiro. Além disso, dezembro de 2010 superou as estimativas porque boa parte dos veículos vendidos em janeiro já foi emplacada em dezembro pelas próprias concessionárias", afirmou Sergio Reze, presidente da Fenabrave, em nota.
De acordo com ele, essa prática, conhecida como "efeito rapel", é utilizada por algumas montadoras para ampliar sua participação no mercado. As informações são da Folha de S. Paulo

Feira de Santana - Assaltante morre esfaqueado durante tentativa de assalto

Um assaltante morreu após ter sido esfaqueado por um vigilante na madrugada desta quarta-feira (02) na cidade de Feira de Santana, a 109 km de Salvador.
Segundo informações do site Acorda Cidade, dois homens armados com um facão invadiram a sede da empresa AR Alumínio LTDA, que fica na rua Papa João XXIII, no bairro Tomba, por volta das 3h30.
Logo que entraram, os assaltantes perceberam que havia um segurança no local. Um dos bandidos fugiu e o outro entrou em luta corporal com Francisco Gonzaga das Neves, de 54 anos. Durante a briga, o homem acabou esfaqueado pelo vigilante com o próprio facão.
O suspeito ainda não foi identificado e morreu no local. Ele trajava calça jeans, camisa verde e tinha uma tatuagem no braço direito. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana para ser submetido a uma perícia e ser reconhecido por familiares.
Em depoimento realizado na 1ª Delegacia de Polícia da cidade na manhã desta quarta-feira, o vigilante alegou legítima defesa. Informações são do Correio.

Zé das Virgens é eleito presidente da União das Prefeituras do Platô de Irecê

O prefeito de Irecê, Zé das Virgens, foi eleito presidente da União dos Prefeitos da Região de Irecê, (Unippi), entidade que agrega os 19 gestores dos municípios da microrregião de Irecê.
A solenidade aconteceu na noite da última segunda-feira (31), no auditório do Sindicato dos Comerciários de Irecê e região (Secir).
O nome de Zé das Virgens foi unânime na opinião dos prefeitos e a sua eleição foi anunciada por aclamação dos presentes. Zé das Virgens sucede o prefeito de Canarana, Ezenivaldo Dourado assumindo os rumos administrativos da entidade para o próximo biênio 2011-2012.
Além de Zé das Virgens, os prefeitos de Barra do Mendes, Manoel Gabriel, Presidente Dutra, Robertão e João Dourado, Rui Dourado, integram a nova diretoria nos cargos de vice-presidente, tesoureiro e primeiro secretário respectivamente.
Em pronunciamento destacou o grande desafio e a responsabilidade de presidir uma entidade que é sem dúvida a maior representatividade política do Território de Irecê, mas assumiu o compromisso de junto com os demais gestores buscar a unidade nas ações na entidade e estabelecer numa agenda de trabalho discutir e propor medidas para a construção e execução de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Território de Irecê.
A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Barra do Mendes, Manoel Gabriel, Mulungu do Morro, Amauri Lucena, Cafarnaum, Ivanildo, Presidente Dutra, Robertão, São Gabriel, José Carlos, Ibipeba, Ney Amorim, Lapão, Hermenilson Carvalho, João Dourado, Rui Dourado, Morro do Chapéu, Cleová Barreto, Canarana, Ezenivaldo e Irecê, José das Virgens.
Fundada em 1994 como Apri (Associação dos Prefeitos da Região de Irecê) e 10 anos depois foi reestruturada como Unippi (União das Prefeituras do Platô de Irecê). A entidade foi constituída para assumir a condição de “viés político da região” com o propósito de unificar as demandas e ações dos municípios que compõe o território.
Zé das Virgens foi o primeiro prefeito de Irecê, cidade pólo da região, a assumir a presidência da entidade, que antes foi dirigida pelos prefeitos de Barra do Mendes, Néu, (por duas gestões), América Dourada, Sinobelino, Lapão, Hermenilson Carvalho e Canarana, Ezenivaldo Dourado. Informações da Ascom/Irecê.