quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Morador de bairro alagado no ABC encontra carro em piscinão


Dois dias depois da chuva em Mauá, no ABC, o cenário ainda é de destruição. Nesta quinta-feira (20), a água baixou e, só agora, um morador do Jardim Zaíra encontrou o carro dele dentro do piscinão do bairro. O proprietário de uma Kombi não sabia onde estava o veículo, e o encontrou nesta quinta. “Agora, tenho que ver o que vão fazer para retirar”, desabafou.
Nesta quinta-feira (20), foi enterrado o corpo da aposentada Antônia Avelaneda Grande, de 64 anos, que morreu soterrada depois de salvar os netos na cidade. Parentes e amigos se despediram da mulher que se tornou a sexta vítima da chuva forte em Mauá.
Dias após temporal, moradores de Mauá ainda convivem com lama Funcionários da prefeitura passaram esta quinta retirando entulho das ruas, a maioria móveis e eletrodomésticos. O aposentado Luiz Carlos Vieira viu quase tudo que tinha ser jogado no caminhão e ir direto para o lixo.
Mas, além da água, desmoronamentos também causaram prejuízo. O pedreiro Aparecido José Pinto retira sozinho, há dois dias, a terra de dentro de casa. “A gente está fazendo o que pode”, disse. A maior parte do material vai para o aterro da cidade, mas a lama retirada das ruas, misturada a restos de madeira, concreto e até móveis, vai parar bem ao lado de um piscinão e de um córrego que transbordou.
Uma preocupação a mais para os moradores, como a funcionária pública Sabrina dos Santos Silva. “Vai voltar tudo para dentro de casa. A gente já limpou tudo, está tudo lavado aqui."
A Prefeitura de Mauá disse que o entulho está sendo jogado no local provisoriamente, mas, em breve, deve ser levado para o aterro sanitário.
No Jardim Zaíra, os moradores estão sem energia elétrica há dois dias por causa do deslizamento de terra que aconteceu na terça-feira (18). Só nesta quinta-feira a Defesa Civil liberou o local para que as equipes da Eletropaulo trabalhassem para restabelecer a energia na região.