terça-feira, 23 de novembro de 2010

Menina de 10 anos cai em máquina de lavar e morre afogada em SP

O padrasto de Natascha Santina Frederico, de 10 anos, morta ao cair em uma máquina de lavar roupa, contou na tarde desta terça-feira (23) que tentou “desesperadamente” salvar a menina quando a encontrou lá dentro. “Não consegui puxá-la, fiquei desesperado e saí gritando. Ela estava presa, só com as perninhas para cima”, relatou o garçom Raimundo Alves da Silva, de 43 anos, na porta do Instituto Médico-Legal Leste (IML), na Zona Leste de São Paulo.
O caso ocorreu por volta do meio-dia desta segunda (22), na casa onde Alves morava com a menina e a mãe dela, a garçonete Rosimere Santos da Silva, na Vila Sílvia. O corpo de Natascha deixou o IML por volta de 15h e seguiria ainda esta noite para Pernambuco, onde ela nasceu. Para a polícia, a causa da morte foi afogamento.
Alves contou que Natascha “subiu em um banquinho” e se debruçou na máquina. “A gente estava brincando na sala e toda hora ela perguntava se era hora de ir para a escola. Eu disse que era cedo. Por um momento ela sumiu e fui procurar no quarto, mas não estava.” Quando foi à área de serviço, o padrasto de Natascha a encontrou.
O boletim de ocorrência foi registrado no 24º DP, Ponte Rasa. A versão que Alves deu à reportagem é a mesma fornecida em seu depoimento. Ele admitiu que tirou “um cochilo” na sala, deixando a garota sozinha. Na porta do IML, a mãe da menina, muito abalada, não quis dar entrevistas. Kelly Cristina Teles, 37, se identificou como vizinha da família. Ela disse que viu a criança na máquina e também tentou retirá-la dali.
“Três pessoas ajudaram e não conseguimos. Tiveram que quebrar a máquina”, afirmou Kelly, acrescentando que Natascha adorava água e tinha “problemas mentais”. “Ela tinha 10 anos, mas mentalidade de uma menina de 3 anos.”  “Não foi negligência [do padrasto]. Ele cuidava dela como se fosse o próprio pai.” Segundo a vizinha, havia roupa de molho na máquina, mas não uma grande quantidade de água. O padrastro negou. "Não tinha água na máquina. Estava desligada."