domingo, 28 de novembro de 2010

Guarda Municipal agride manifestantes em Itapuã e militante do PSOL é detido


Zilmar Alverita, ex-candidata ao Senado pelo PSOL, fez defesa
O PSOL denuncia que na tarde deste sábado (27), às 15h, os barraqueiros de Itapuã realizavam uma manifestação pacífica contra a apreensão de seu material de venda quando a Guarda Municipal interveio de forma violenta.
Ela agrediu os manifestantes e demais pessoas que observavam a movimentação. O petroleiro Nelson Araújo Filho, candidato a suplente de senador pelo PSOL nas últimas eleições, foi agredido, algemado e levado para a 12ª Delegacia de Polícia.
 Segundo Zilmar Alverita, membro da direção do PSOL, Nelson Araújo estava abastecendo seu veículo no Posto Trevo 12, quando viu a repressão aos manifestantes.
 "Decidiu fotografar para posterior denúncia quando foi arbitrariamente agredido pelos guardas municipais, apresenta escoriações e teve sua máquina fotográfica quebrada. Outras três pessoas que estavam no posto e saíram em sua defesa também foram agredidas e presas. Uma violência que repudiamos", afirmou.
 A dirigente do PSOL acrescenta que os ex-barraqueiros que se tornaram camelôs vendendo na calçada estavam revoltados porque a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) apreendeu o material vendido em carrinhos de mão, caixas de isopor etc. "É uma medida que demonstra a continuidade da insensibilidade da prefeitura e seu intuito de promover uma faxina étnica e social na cidade só agravando o desemprego e exclusão", afirma Zilmar Alverita.
 Nelson Araújo encontra-se no momento na 12ª Delegacia de Polícia, em Itapuã, para onde foi levado após ser espancado e algemado. Presta depoimento à delegada e acusa os guardas municipais e prepostos da SESP de arbitrariedades.
 Informações de Carlos Alberto Carlão de Oliveira - MTb 1317