sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Unidades de Pronto Atendimento de Mauá têm método moderno de construção


Unidades de Pronto Atendimento de Mauá têm método moderno de construçãoDois dos quatro projetos já estão com as paredes sendo levantadas e um está com o terreno em fase de terraplenagem
Roberto Mourão/ PM
UPAs de Mauá devem estar prontas até o final do ano
Para garantir que até o final do ano as quatro Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Mauá estejam prontas, a Prefeitura está utilizando a tecnologia “Ligth Steel Framing”, que utiliza elementos pré-moldados. A construção das unidades é feita com laje armada, que distribui o peso no terreno e recebe malhas construtivas, painéis estruturais e placas de cimento. A construção é limpa, rápida e com qualidade.
Duas das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) vêm sendo construídas na Rua D. José Gaspar, nº 2.190, na Vila Assis; e na Avenida Washington Luiz, 1.952, no Jardim Zaíra; e estão em fase avançada de construção. As obras foram iniciadas há pouco mais de dois meses e as paredes estão sendo levantadas. A construção da UPA do Jardim São João está em fase de terraplenagem. O endereço será Avenida Barão de Mauá, nº 3.609.
Por meio do decreto nº 7476, assinado no dia 22 de julho, a Prefeitura alterou o endereço da UPA que será construída no Centro. No documento, fica declarado como utilidade publica a área onde estava instalado o colégio Humberto de Campos, que irá abrigar os alunos da Escola Municipal Clarice Lispector. A obra da UPA estava prevista para o terreno da Avenida Washington Luiz próximo à base da Guarda Civil Municipal, mas ocorrerá na altura do número 3.890, o que irá facilitar o acesso da população.
O Governo Federal garantiu R$ 8 milhões para a construção das quatro unidades e repasse mensal de R$ 700 mil para manutenção, por intermédio da Política Nacional de Atenção às Urgências. O atendimento realizado nas UPAs é de ‘retaguarda’, posterior ao que é realizado nas unidades de saúde e anterior ao da rede hospitalar.
Nas UPAs serão realizados exames diagnósticos e laboratoriais, além de estabilização clínica. Cada uma terá 1.200 m² e funcionarão 24 horas. A capacidade de atendimento para até 300 pacientes por dia, quatro médicos, clínicos e pediatras, e nove leitos de observação”, explica o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior. A UPA Tipo II realiza uma cobertura de 100 a 200 mil habitantes e atendem 24 horas.
Com o suporte pré-hospitalar das quatro UPAs, o Pronto-Socorro Municipal passará a atender apenas os casos mais graves. Estas obras vão colaborar com as melhorias que estão sendo realizadas no Hospital Nardini, diminuindo ainda mais o tempo de espera e com melhorias na qualidade do atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/08/2010 10:51