terça-feira, 27 de abril de 2010

Polêmica: pesquisa iguala tamanho das torcidas de Corinthians e Flamengo

RIO - O duelo de quarta-feira entre Corinthians e Flamengo, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, ganhou uma dose a mais de rivalidade. E polêmica. O jornal "Folha de São Paulo" publica nesta terça-feira uma pesquisa do Instituto Datafolha que aponta "empate técnico" entre as torcidas dos dois clubes.
Segundo o levantamento, o Flamengo continua com a maioria da preferência, com 17% da população brasileira. O número, porém, é dois pontos percentuais a menos do que em dezembro de 2009, quando o time carioca conquistou o Campeonato Brasileiro: 19%.
Não bastasse a ligeira queda rubro-negra, o Corinthians cresceu um ponto percentual em relação à pesquisa anterior e atingiu 14% da preferência do público. A diferença de flamenguistas para corintianos é de três pontos percentuais. Como a margem de erro é de dois, para cima ou para baixo, há, segundo o Datafolha, o chamado empate técnico.
Deste 1993, quando o Datafolha passou a fazer estas pesquisas, esta foi a primeira vez que o Corinthians atingiu os 14% da preferência nacional. Quando dividos por regiões, os corintianos superam os flamenguistas na Região Sudeste, empatam tecnicamente na Região Sul e perdem nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.