quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novo Terminal de Contêiner de Salvador será inaugurado nesta sexta


O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (30), às 10h, da solenidade de inauguração do novo Terminal de Contêiner de Salvador (Tecon). A capacidade de movimentação do novo terminal passa a ser o dobro de antes da ampliação. Na configuração atual, o Tecon conta com três novos portêineres Super Post Panamax, capazes de atender às maiores embarcações em operação no mundo, e seis novos RTGs, os primeiros totalmente elétricos da América Latina.
O terminal é operado pelo grupo Wilson, Sons, que investiu R$ 160 milhões nas obras de ampliação, modernização, dragagem e aquisição de novos equipamentos. O espaço também está equipado com dois cais em operação: o Cais de Água de Meninos, que atende a embarcações de longo curso, e o Cais de Ligação, preferencial para navios de cabotagem.
O transporte marítimo tem papel significativo na economia baiana. É através dele que grande parcela do comércio internacional e regional do estado é feita. Em 2011, as exportações foram recorde, U$ 11 bilhões, e as importações atingiram U$ 7,7 bilhões.
Os investimentos privados no terminal de contêiner do Porto de Salvador se somam aos investimentos públicos para dar maior acessibilidade ao Porto, a Via Expressa Portuária, e para ampliação do calado e prolongamento do quebra-mar. Estes investimentos tornarão o Porto de Salvador mais competitivo e ampliará a inserção da Bahia no comércio mundial.
A ampliação do Tecon e os novos e modernos portêineres abrem espaço para uma maior dinamização do porto com atracação dos maiores navios em operação no mundo, colocando a Bahia na rota dos grandes cargueiros mundiais, elevando a competitividade do estado e ampliando a geração de emprego e renda.