terça-feira, 27 de novembro de 2012

MONTE SANTO: JUSTIÇA DETERMINA A VOLTA DAS CRIANÇAS BAIANAS PARA SUA MÃE BIOLÓGICA

Felizmente as 5 crianças adotadas irregularmente na Bahia serão entregues para seus pais biológicos, depois de 1 ano e 5 meses convivendo com familias estranhas.
Esta determinação foi dada pelo Juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo (BA) nesta terça (27). De acordo com o Juiz, o processo de adoção das crianças ocorreu em meio a diversas irregularidades que foram descobertas, após a divulgação da noticia pelo Fantástico (Globo).
Os pais das crianças, Silvânia e Gerôncio, contaram que elas foram retiradas sem motivos e explicações em junho de 2011 e nunca mais retornaram. Dos cinco filhos do casal, dois mais velhos foram levados para Campinas. Os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha.
Com essa determinação judicial, as crianças e a familia biológica passarão por um processo de adaptação, para que não hajam traumas psicológicos. Todos se encontrarão em um espaço de acolhimento provisório, onde recebam acompanhamento de psicólogos e equipe de apoio.
Esta readaptação deve durar, no mínimo, 15 dias, conforme a determinação. Depois, as crianças retornam para a cidade de Monte Santo, no sertão baiano, de onde foram levadas.
O Juiz responsável pela permissão das adoções, Vitor Bizerra, disse na CPI do tráfico de pessoas, que sua decisão foi baseada em relatórios do Conselho Tutelar e do Ministério Público. Afirmou ainda que nunca se opôs a dar entrevistas sobre o assunto.
Segundo o Centro de Defesa da Criança e do adolescente (Cedeca), o juiz Vítor Bizerra poderá ter seu sigilo bancário quebrado, por determinação do Conselho.
Vale ressaltar ainda que existe uma outra pessoa envolvida neste caso, Carmen Topschall, que aparece como intermediária em todos os processos suspeitos de adoção na região de Monte Santo. Ela foi ouvida na CPI no dia 13 de novembro. Para a CPI, Carmem é figura-chave de um esquema de adoção ilegal.