Índice recorde no ano foi registrado pela CET às 18h desta sexta-feira (11).
Chuva forte em várias regiões da capital contribuiu para congestionamento.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou um pico de lentidão de 242 km às 18h desta sexta-feira (11), véspera de feriado prolongado da Proclamação da República, em São Paulo. O índice é recorde no ano. O recorde anterior, de 220 km de vias congestionadas, havia sido registrado, às 19h de 2 de setembro. Na ocasião, vários acidentes e caminhões quebrados na Marginal Tietê ao longo do dia provocaram o caos no trânsito. Nesta sexta-feira, a chuva forte e a saída do motorista para curtir o feriado no litoral ou interior causaram o maior congestionamento do ano.
Segundo a CET, a tendência no índice de lentidão no trânsito da capital era de queda às 19h. No horário, a cidade registrava 223 km de filas, o que representa 25,6% do total de 868 km de vias monitoradas. Às 17h30, o índice já havia batido o recorde do ano, com 229 km de lentidão.
A terceira maior lentidão do ano ocorreu no dia 4 de março, às 18h30, quando houve 214 km de filas, na véspera do feriado prolongado do Carnaval. O recorde de lentidão registrado pela CET na capital foi de 293 km, no dia 10 de junho de 2009, então véspera do feriado de Corpus Christi, quando choveu forte e ocorreram vários acidentes na cidade.
Nesta sexta-feira, a via com mais problemas, às 19h, era a pista expressa da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, com 23 km de congestionamentos, da Rodovia Castello Branco até a região do Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo. A pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castello, por sua vez, tinha 17 km de lentidão, da Ponte João Dias até a alça de acesso da rodovia.
Devido ao alto índice de lentidão na capital, a CET recomenda aos motoristas que evitem circular pelas marginais e Avenida dos Bandeirantes, devido ao excesso de veículos que buscam as saídas da cidade para o feriado. E pede ainda aos motoristas que pretendem viajar ao interior e litoral que programem a viagem para o período das 22h às 6h de sábado (12).
(G1.COM)