SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, de sua casa, uma participação no programa partidário do PT que vai ao ar no início de dezembro. A propaganda está sob a batuta do publicitário João Santana, o marqueteiro da última campanha de Lula e de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.
A gravação foi feita na sexta-feira em seu apartamento de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde Lula repousa devido a seu tratamento contra um câncer na laringe, descoberto no dia 30 de outubro. Com a doença de Lula, os petistas chegaram a acreditar que o ex-presidente não fosse participar do programa político, mas ele decidiu fazer a gravação.
Por causa do câncer, Lula chegou a adiar toda a sua agenda internacional até o final de janeiro. Na semana passada, chegou a despachar no Instituto Lula, mas passou a maior parte do tempo em casa, sentindo os efeitos dos cinco dias de quimioterapia recebida na semana anterior. Na quinta à noite, recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff e, amanhã, pode deixar sua casa para participar de um evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), organizado em parceria com o instituto do petista e reunindo empresários e políticos. Sua presença, no entanto, só será confirmada na própria quarta-feira.
O GLOBO