segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Brasil entrega aos EUA americano acusado de pedofilia

A Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais informou nesta segunda-feira que na semana passada o escritório da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) no Estado entregou às autoridades dos EUA o norte-americano George Alexander Martinez Reed, acusado de pedofilia no Texas desde 2004.
O americano estava preso na região metropolitana de Belo Horizonte desde junho de 2009, quando foi capturado na cidade de São Sebastião do Paraíso (sudoeste de Minas), onde vivia foragido da Justiça dos Estados Unidos.
Segundo a PF, Reed foi preso sob a suspeita de ter cometido crime de violência sexual contra uma criança de quatro anos. A entrega às autoridades americanas foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e ocorreu no aeroporto de Cumbica, em São Paulo.
Ele conseguiu entrar no território brasileiro utilizando documentação falsa e ficou escondido em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, onde tentou se estabelecer como professor de inglês para crianças em uma escola particular, informou a PF.
Após a PF receber fotos e as impressões digitais do suspeito, enviados pelo FBI (polícia federal americana), Reed foi capturado.
Ele ficou preso na penitenciária Nelson Hungria [em Contagem] até que sua extradição fosse autorizada pelo STF, o que só ocorreu agora, segundo a PF.
O Brasil é membro da Interpol desde 1956, e cabe à PF representá-la no país. A Interpol possui 188 países membros, que se comunicam permanentemente. A sede da organização é na França. Todos os países membros compartilham mensagens e um amplo banco de dados, o que facilita a cooperação policial internacional. Cada superintendência da PF no Brasil possui uma unidade da Interpol.