
12 de outubro, milhares de crianças comemoram um dia que pode significar momentos de alegria. Muitos realizarão seus sonhos de poder ganhar seu brinquedo preferido, que podem chegar acompanhados de festas e muitas alegrias. Em quanto isso, outras milhares, vão amargar o dessabor de viver mais um dia de sofrimento causado pela fome que lhes consomem de forma devastadora e humilhante.

Trezentos milhões de crianças “passam hoje fome em todo o mundo”, o que representa “a maior vergonha da nossa época” e é “inaceitável”. O balanço e negro é de James Morris, responsável de o Programa Alimentar Mundial (PAM), a agência da ONU especializada na ajuda alimentar. “Trezentos milhões de crianças têm fome”, enquanto “sabemos como resolver esse problema”, começou por afirmar James Morris numa entrevista à AFP, acrescentando que entre “90 milhões a 100 milhões delas estão em África, 80 milhões na Índia, 40 milhões na China, países que apresentaram bons progressos em termos de luta contra a pobreza”. Ainda de acordo com o responsável do PAM, os restantes casos sofrem de malnutrição e repartem-se pelo resto da Ásia, em países como o Afeganistão (seis milhões), e na América Latina.

No Brasil milhares de crianças ainda passam fome, mas felizmente há muitas outras que superaram esse drama. Milhões de pessoas sofrem com a fome no nosso país, mas é nas crianças que ela provoca os efeitos mais perversos. Milhões de meninos e meninas são desnutridos porque não têm o que comer.
Menos de 80 reais. Essa é a quantia com a qual 50 milhões de brasileiros sobrevivem mensalmente. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas (RJ). Esse número corresponde a 29% da população do País. O Nordeste é a região que tem o maior índice de pobreza no Brasil. Todos os estados nordestinos têm mais de 50% de sua população abaixo da linha da pobreza, com exceção do Rio Grande do Norte
Programas sociais têm sido criados para a melhoria de vida da população de baixa renda. Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo deu prioridade ao Bolsa Família. Por meio da Medida Provisória número 132, em outubro de 2003, o programa consiste na transferência de renda para famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 120 por mês.

Em quanto milhares passam fome, O brasileiro paga caro pelo aumento da corrupção no País. Segundo estudo feito pelo coordenador da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Fernandes, a perda de produtividade provocada por fraudes públicas no Brasil atinge a casa de US$ 3,5 bilhões por ano.
Prezados leitores, diante destas duas tristes realidades, quero lhe convidar para uma rápida reflexão.
Será que não somos omisso a toda essa situação? Em quem você pretende votar em 2012?
Já parou para pensar na destruição humana que um mau político pode causar? Será que o sofrimento de seu irmão não move o seu coração? Pense bem, em 2012 os números podem revelar que sua atitude de continuar votando em corruptos, levou a morte de milhares de crianças.
(Ribeiro Sousa) .