quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Explosão no centro do Rio deixa três mortos e vários feridos

RIO DE JANEIRO, Brasil — Pelo menos três pessoas morreram e 17 ficaram feridas, três delas em estado grave, em uma forte explosão em um restaurante do centro do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira, informou a secretaria de Saúde do município.
"A maioria dos feridos são pedestres. Não foi uma tragédia maior porque as lojas estavam começando a abrir no momento da explosão", às 7h30, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no local da tragédia.
"Um acúmulo de gás aconteceu no restaurante na quarta-feira (que foi um feriado) em consequência de um vazamento de gás. Era gás em cilindros. Quando o cozinheiro chegou e acendeu a luz, aconteceu a explosão", afirmou o porta-voz da secretaria de Segurança Pública do estado, coronel Lima Castro.
A explosão foi tão violenta que o corpo do cozinheiro, identificado por outro funcionário do restaurante, foi arremessado a 40 metros de distância, na Praça Tiradentes, em frente ao restaurante.
"Os outros dois mortos eram pessoas que caminhavam pelo local", completou o coronel.
A explosão aconteceu em um restaurante localizado no térreo de um edifício de 11 andares na Praça Tiradentes, que por muito tempo foi uma área degradada da cidade, mas que começou a passar por um processo de revitalização nos últimos anos.
O térreo e o primeiro andar do edifício "Riqueza" ficaram completamente destruídos. O acesso ao local foi bloqueado pela polícia e os corpos de bombeiros.
A praça ficou tomada por escombros, vidros quebrados e sangue.
O prefeito do Rio de Janeiro afirmou que Defesa Civil deve passar "pente fino no edifício", que foi esvaziado, para avaliar os riscos de desabamento.
Jorge de Assis Rodrigues, de 37 anos, foi testemunha da explosão.
"Foi assustador. Eu me salvei graças a um cafezinho de um real", disse aos jornalistas, ao explicar que decidiu parar para tomar um café antes de passar pela porta do restaurante.
"Vi o corpo de um homem cair no chão, morto. Senti o chão tremer. Parecia uma cena de guerra".
Após a explosão, dezenas de turistas fugiram às pressas do hotel Ibis-Formule 1, que fica ao lado do restaurante e foi temporariamente evacuado.