O Ministério da Cultura abrirá consulta pública a partir desta quarta-feira para a criação de metas que nortearão as políticas públicas culturais no país até 2020.
Aprovada em dezembro do ano passado, a lei que criou PNC (Plano Nacional de Cultura) previu a criação das metas como forma de "efetivação" das ações propostas no plano.
O MinC elaborou uma versão inicial, com 48 metas, que será submetida à consulta pública até o dia 20 de outubro, pelo site www.cultura.gov.br. O lançamento será feito amanhã, às 9h, pela ministra Ana de Hollanda.
O ministério, que sofre com cortes orçamentários desde o início do ano, incluiu propostas de maior repasse para a cultura: aumento de 37% em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), em 30% dos recursos federais e 10% do Fundo Social do Pré-Sal. "É um projeto ambicioso, e não tinha como ser diferente. Precisamos entender a cultura de um ponto de vista econômico, há uma contribuição efetiva da cultura para o PIB que não é computada", afirmou Sérgio Mamberti, secretário de políticas culturais do ministério.