sábado, 10 de setembro de 2011

Chuvas afetam 927 mil em SC; 6 cidades estão em calamidade

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina divulgou, na tarde deste sábado, que as cidades de Aurora e Presidente Getúlio entraram em estado de calamidade pública (quando a capacidade do poder público de responder ao desastre é substancialmente comprometida). No total, seis municípios estão nessa situação --os outros são Ituporanga, Agronômica, Brusque e Rio do Sul. Há 37 cidades em situação de emergência (quando há comprometimento parcial da capacidade do poder público).
Santa Catarina contabiliza mais de 927 mil pessoas afetadas pelas chuvas. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado neste sábado, são 927.133 pessoas atingidas em 91 cidades. Ao todo, 153.065 pessoas estão desalojadas (na casa de amigos ou parentes) e 13.925, desabrigadas. Mais de 28 mil casas foram danificadasPonte sobre o rio Itajaí-Açu, em Aurora (SC), desabou com a força das águas e deixa comunidade isolada
A cidade de Laurentino, que fica na região do Alto Vale do Itajaí, onde estão 5 das 6 cidades em estado de calamidade pública, foi severamente atingida e está sem comunicação. Segundo a Defesa Civil, não é possível obter os dados sobre os danos da chuva no município.
A Defesa Civil confirmou mais uma morte --Antônio José Mendonça, 50 anos, morreu afogado na cidade de Itajaí. A vítima estaria embriagada, segundo a Defesa Civil. A morte de Valdemiro Carminatti, 66 anos, em Guabiruba, já havia sido confirmada.
No município de Presidente Getúlio, são 7.706 os desalojados e desabrigados, mais da metade dos 14.886 habitantes da cidade. Ao todo, foram 450 casas danificadas e 25 destruídas