sábado, 6 de agosto de 2011

Exército sírio ocupa cidade símbolo de protestos contra governo

AMÃ (Reuters) - Tanques e veículos blindados sírios ocuparam a cidade de Hama neste sábado, disse um morador, depois de uma investida militar de uma semana de duração, a qual provocou a morte de 300 civis, segundo uma entidade local de defesa dos direitos humanos. A cidade é lugar simbólico de protestos contra o presidente Bashar al-Assad.
Ativistas disseram que subiu para 26 o número de mortos em manifestações realizadas por toda a Síria por dezenas de milhares de pessoas que saíram às ruas na primeira sexta-feira do mês sagrado muçulmano do Ramadã.
A ação adotada por Assad para retomar o controle de Hama, na qual durante dois meses se realizaram imensas manifestações pedindo sua saída do poder, resultou em condenação da Organização das Nações Unidas e duras críticas até mesmo da Rússia e Turquia, estreitos aliados da Síria.
"Os ataques de ontem (sexta-feira) e pesado fogo de metralhadoras diminuíram. Tanques e veículos blindados estão por toda a parte na cidade", disse um morador de Hama que se identificou apenas como Jamal, proprietário de um negócio.