quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Adab disponibiliza laboratório para exames em defesa agropecuária

Com o objetivo de ampliar a capacidade de realização de exames e diagnósticos contra enfermidades na agropecuária, o Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa) da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) vem aumentando sua atuação. Criado por meio de convênio entre Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a unidade oferece suporte às ações dos programas de sanidade animal do Estado e aos médicos veterinários, com a realização de exames laboratoriais com qualidade, segurança e rapidez, sem a necessidade do envio de material para outros estados.
Em julho, o Ladesa incluiu a análise de material para diagnóstico de Ectima Contagioso, doença que atinge os caprinos e ovinos. “Como não precisamos enviar material para fora do estado, o diagnóstico se torna mais ágil, viabilizando a consolidação de um sistema de defesa agropecuária mais eficiente”, enfatiza o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
Entre os diagnósticos laboratoriais de rotina processados pelo Ladesa estão anemia infecciosa equina (AIE), brucelose ovina, caprino artrite-encefalite (CAE), leucose enzoótica bovina, sorologia para babesia SP através de ELISA, além de pesquisa de salmonella e coliformes totais em sangue, fezes, e leite, e parasitas intestinais de ruminantes. “Também pretendemos implementar diagnóstico microbiológico e parasitológico de patologias apícolas e das principais enfermidades do camarão através de técnicas de biologia molecular”, adianta o coordenador do Ladesa, Jorge Ribas.