O Plano Safra deste ano foi ampliado em 14,7% em relação ao ano passado. Do total de recursos que serão investidos - R$ 4,2 bilhões -, R$ 900 milhões serão destinados à agricultura familiar. O lançamento do Plano Agrícola e Pecuário da Bahia (Plano Safra) 2011/2012 foi realizado na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Hotel Stella Maris, em Salvador, por iniciativa do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano contempla uma série de ações para o fortalecimento e a expansão da agropecuária baiana, responsável por 24% do PIB, 30% dos empregos e 37% das exportações do estado. Visa também a ampliação da utilização dos programas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, segmento responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores, além do apoio à agricultura empresarial.
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, a agropecuária vem recebendo uma atenção especial do governo federal, em particular, a pequena produção familiar. “Na Bahia, estamos incrementando ações de assistência técnica, por meio da EBDA, ampliando os recursos do Pronaf, incrementando também o programa de apoio à produção de mamona, ou seja, um conjunto de ações que demonstram que a agricultura familiar está tendo um tratamento adequado”, apontou.