segunda-feira, 18 de julho de 2011

Anac realiza auditoria para investigar companhia Noar


A Anac iniciou neste domingo (17) uma auditoria na companhia aérea Noar, responsável pelo avião bimotor que caiu na manhã de quarta-feira (13) em Recife, matando 16
A investigação vai verificar se "o sistema de aeronavegabilidade da companhia está de acordo com os regulamentos vigentes". O procedimento foi aberto depois que a Anac recebeu informações da TV Globo de que a companhia "estaria adotando práticas que podem ferir tanto o Código Brasileiro Aeronáutico quanto as regras da agência".
Na tarde de sábado (16), a Anac disse ter recebido cópias de supostas anotações feitas por pilotos relatando problemas técnicos recorrentes na aeronave de prefixo PR-NOA, que não está envolvida no acidente. A Noar possuía dois aviões LET-410, e, com o acidente, apenas a PR-NOA estava realizando voos.
As anotações foram registradas em um caderno auxiliar e não constam no livro de registro de voo, o que fere a legislação em vigor. A Anac afirma que as informações serão incluídas no processo administrativo aberto pela agência no último dia 13.
A auditoria deve durar uma semana e pode levar à aplicação de multa ou até mesmo cassação da licença da empresa. Os voos da companhia continuam suspensos por tempo indeterminado.