Desembarcou no Rio de Janeiro, o coordenador do Movimento Salvador Pela Paz, Jupiraci Borges ,que estará visitando uma UPP Carioca , além de conhecer de perto a experiência exitosa do GCAR – Grupo Cultural AfroReggae .
O Movimento Salvador pela Paz é uma ONG sem fins lucrativos e que vem trabalhando nas comunidades carentes de Salvador e região metropolitana. Formado por gente comum – estudantes da rede pública e privada, lideranças comunitárias, jovens, sindicalistas, adultos e idosos. Gente simples que não fazem reflexões acadêmicas sobre a segurança e violência urbana, mas que vivem e sentem que têm que se organizar, mobilizar, falar, pensar ações coletivamente, pois disso depende suas vidas.
Tendo como meta a diminuição e erradicação da desigualdade social e da violência, que ceifa a vida de milhões de jovens baianos e brasileiros, o Movimento Salvador Pela Paz, participa de várias ações de cunho social, pró-cidadania e respeito aos direitos humanos, bem como, caminhadas, seminários por Uma Cultura de Paz e distribuição de alimentos para famílias carentes.Promove cursos, palestras e seminários para conscientizar e capacitar jovens, Mulheres e Idosos. Participou recentemente dos debates de instalação da UPP Baiana (Base Comunitaria de Segurança-Sistema Koban) no Calabar, bairro com alto índice de violência e de ação predatória do narcotráfico.
O interesse em conhecer o AfroReggae, além da semelhança cultural entre a periferia do Rio e de Salvador, os problemas são extremamente parecidos, logo, o caminho de sucesso do GCAR pode servir de bússola, uma saída, para Salvador e Região Metropolitana.
O Grupo Cultural AfroReggae mantém Núcleos Comunitários de Cultura em cinco favelas do Rio de Janeiro: Vigário Geral, Complexo do Alemão, Parada de Lucas, Cantagalo/Pavão/Pavãozinho, na capital fluminense, e na comunidade Nova Era, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.