quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ministro deverá sancionar maior duração do ensino médio

Daia Oliver/R7
O ministro da Educação, Fernando Haddad, posicionou-se favoravelmente às diretrizes que alteram o currículo do ensino médio no país, aprovado nesta quinta-feira (5) pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). Haddad participou de um fórum de educadores organizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), em Brasília.
Caso sejam sancionadas pelo ministro, as novas diretrizes vão proporcionar maior flexibilização do currículo do ensino médio e abrir oportunidade de ampliação da carga horária para além dos atuais três anos. Essas diretrizes não eram revisadas desde 1998.
Haddad disse que gostou das mudanças propostas, porém ainda deverá analisar mais profundamente o documento antes de sancioná-lo.
- Eu gostei do texto. Obviamente que eu não tive tempo de fazer a análise no detalhe, mas, no geral eu penso que avança em relação ao anterior. Por tudo que eu li do parecer que foi aprovado, é um avanço significativo em relação ao que existe hoje.
Segundo o ministro, o Conselho Nacional de Educação – órgão do MEC que formula a política nacional de educação – utilizou os programas já em vigor para elaborar as novas diretrizes. Ele citou como exemplo o Ensino Médio Inovador, o Pronatec e o Enem.