O presidente do PSB e pré-candidato a prefeito de Itiúba, Aroldo Pinto, denunciou em seu blog a má qualidade e ausência dos serviços públicos em dois dos principais povoados do município de Itiúba, na região Nordeste da Bahia.
Em visita a Rômulo Campos, onde está localizado um dos maiores açudes da Bahia (Jacurici), diversos moradores se queixaram da total escuridão em que várias ruas do maior povoado de Itiúba se encontra hoje.
A população pede uma ação rápida da prefeitura no sentido de iluminar as ruas do povoado, que almeja a sua emancipação. “O nosso trabalho fica muito arriscado, pois, no escuro, é difícil trabalhar e até no inferno dizem que tem chamas, mas aqui a gente toma até topada e os bandidos podem se aproveitar da ajuda das ‘trevas’”, disse um guarda noturno que não quis se identificar.
Povoado de Várzea Comprida pede socorro
No povoado de Várzea Comprida, próximo a Alto de São Gonçalo, a situação não é diferente. Os moradores se queixam do total abandono do Posto de Saúde. Realmente, o estado é precário, uma calamidade pública, onde se vê muitas fezes, janelas e portas deterioradas e um imenso matagal nas proximidades.
O Posto fica colado ao Colégio do Povoado, que é outro alvo de críticas dos moradores, pois, quando chove, fica um verdadeiro lamaçal, já que a água fica retida na frente da escola. Segundo os moradores, o espaço escolar também carece de reforma e ampliação.
Segundo o morador Antonio Américo, a comunidade não entende porque um município que é tão visitado pelas autoridades políticas, inclusive em épocas de eleição, fica sem direito até mesmo a um atendimento de primeiros socorros na área de saúde.
“Esse Posto de Saúde, nas épocas de festas, serve até de motel, o que chega a ser uma vergonha para nossa comunidade”, disse Antonio Américo, que é professor municipal.
Aroldo Pinto, com adaptação (Foto: Evandro Matos/IB)