O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou, neste sábado, vídeos caseiros de Osama bin Laden, apreendidos no esconderijo, onde ele foi morto no último domingo, no Paquistão. As imagens mostram o terrorista assistindo à sua própria imagem na televisão e preparando uma mensagem aos americanos. O Pentágono informou que, ao todo, cinco gravações foram recolhidas no local.
No primeiro vídeo, gravado em outubro ou novembro de 2010, bin Laden aparece usando um chapéu branco, típico dos muçulmanos, e roupas claras. Ele fala direto à câmera do mesmo modo que fez em outras mensagens divulgadas anteriormente pela Al Qaeda. A gravação não tem áudio, mas o Pentágono informou que o comunicado era para os Estados Unidos.
O terrorista aparece com a barba grisalha
Em um outro vídeo, o terrorista aparece assistindo a um programa sobre ele em uma TV de língua árabe. Bin Laden está sentado no chão e enrolado em uma espécie de cobertor branco, segurando um controle remoto. Segundo a rede britânica BBC, três dos cinco filmes parecem ser um ensaio para a primeira mensagem aos EUA.
O Departamento de Defesa também divulgou um vídeo de propaganda gravado pelo terrorista. Neste filme, a barba dele está bem menos grisalha do que nos demais.
A agência de notícias EFE informou que os clipes foram mostrados a alguns jornalistas no Pentágono, neste sábado. Um alto funcionário da inteligência americana também afirmou que o esconderijo de bin Laden era um "centro de controle e comando ativo", onde o líder da Al Qaeda permanecia no controle estratégico e operacional da organização. Durante a semana, os EUA já haviam dito que encontraram uma quantidade significativa de provas das atividades do terrorista na operação em que ele morreu.