A comitiva chinesa, que veio avaliar a possibilidade de liberar a exportação de charutos baianos para a China, iniciou nesta segunda-feira (9) uma extensa agenda na Bahia. A programação, que continua até a próxima sexta-feira (13), inclui visitas a áreas de processamento, plantio e laboratórios.
Nesta segunda pela manhã, o grupo participou de um seminário sobre a cadeia produtiva do tabaco e obteve informações referentes à produção de fumo. No início da tarde, a delegação seguiu para Cruz das Almas dando início às visitas técnicas na região do Recôncavo baiano.
O encontro aconteceu no auditório da Superintendência Federal da Agricultura, nos Aflitos, em Salvador, com a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), além de representantes do setor produtivo.
Fruto da missão baiana à Ásia, em abril deste ano, quando o governador Jaques Wagner integrou a comitiva da presidente Dilma Rousseff na visita à China, juntamente com representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Secretaria de Agricultura (Seagri), a delegação chinesa conhecerá as ações realizadas pela defesa agropecuária no estado.
Segundo o secretário de Agricultura em exercício, Jairo Carneiro, o esforço feito para exportar o charuto baiano para a China converge com a política do governo estadual de erradicar a pobreza e melhorar a renda do trabalhador do campo. “É uma ação de extrema importância para a agricultura familiar de nosso estado”.