Professores da rede pública de ensino, que participaram das atividades realizadas pela Polícia Civil para marcar o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infanto Juvenil (18), manifestaram interesse em aplicar o trabalho em suas escolas de origem. Eles querem compartilhar com alunos e seus familiares as informações repassadas por profissionais de segurança pública, na semana passada, por meio de palestras nas comunidades do Calabar e Periperi.
A delegada Diana Marise de Carvalho Teixeira Lima, titular da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), fez nesta segunda-feira (23) um balanço positivo dos eventos, ressaltando as ações de fiscalização contra a exploração sexual infanto-juvenil, desencadeadas na sexta-feira (20).
Equipes das 1ª, 7ª, 12ª 14ª, 16ª Delegacias Territoriais, da Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI), da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam/Periperi), Dercca e da Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur) estiveram, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, em vários bares e casas noturnas situadas no centro da cidade, na Pituba, em Itapuã e em Amaralina. “O objetivo foi averiguar a presença de adolescentes nesses locais, considerados inadequados para esta faixa etária”, informou a delegada.
Num espaço conhecido como Beco dos Artistas, no bairro do Garcia, 12 adolescentes encontrados em bares foram encaminhados à Dercca e seus pais advertidos sobre a presença indevida de seus filhos em casas noturnas. Todos retornaram às suas residências. Os policiais disseram que nenhum adolescente foi surpreendido em situação de consumo de droga ou álcool e de exploração sexual.