segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tornados que atingiram o sul dos EUA deixam ao menos 44 mortos

 Trabalhadores procuram o que restou após um tornado destruir uma loja em em Sanford, Carolina do Norte (Chris Keane / Reuters)
RALEIGH - Telhados arrancados, árvores derrubadas, bairros inteiros devastados: violentos tornados atingem desde quinta-feira o sul dos Estados Unidos, deixando pelo menos 44 mortos. Mais de 100 tornados ocorreram como consequência de uma forte tempestade que se formou na quinta-feira e afetou os estados de Oklahoma, Texas, Arkansas, Mississipi, Alabama, Carolina do Norte e Kansas.
A tempestade dirigiu-se posteriormente para o leste, em direção a uma região chamada de "corredor dos tornados" pela frequência com que ocorre este tipo de fenômeno. A intensidade da tempestade diminuía neste domingo, após chegar à costa do Atlântico.
Os tornados deixaram em seu percurso pelo menos 44 mortos em seis estados, principalmente na Carolina do Norte, segundo um balanço feito neste domingo pela AFP com base em dados divulgados pelas autoridades.
O saldo é de 23 mortos e 80 hospitalizados na Carolina do Norte, fortemente atingida pelos tornados no sábado, indicou à AFP Patty McQuillan, porta-voz dos serviços de emergência deste estado, onde foi declarado estado de emergência.