Trafegar pelos 43,6 quilômetros da BA-148, no trecho que liga os municípios de Irecê, Ibititá e Ibipeba, no Norte baiano, agora ficou mais seguro e rápido, pois a estrada está com o asfalto totalmente recuperado. A intervenção foi feita pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
Durante cerca de dez meses, a empresa executora das obras restaurou e pavimentou a BA-148 com um tipo de asfalto conhecido como Tratamento Superficial Simples (TSS). A inauguração desse trabalho acontece no próximo dia 29, a partir das 9h, com a presença do governador Jaques Wagner.
Além da segurança para os usuários que trafegam pelo trecho, as obras vão possibilitar a agricultores e pecuaristas da região o escoamento dos seus produtos com maior facilidade. Pelo trecho recuperado trafegam diariamente cerca de 320 veículos com destino aos municípios de Irecê, Ibipeba, Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Canarana.
O secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, afirmou que R$ 14,2 milhões foram investidos nas obras, beneficiando centenas de pessoas na região de Irecê, considerada importante celeiro do estado e grande produtora de feijão e que depende principalmente do transporte rodoviário para escoar a produção.
Ainda na BA-148, após a inauguração do trecho de Irecê, Ibititá e Ibipeba, o governador e o secretário, acompanhados da comitiva, seguem para Barra do Mendes, onde será assinada a ordem de serviço para a recuperação da estrada ligando os municípios de Ibipeba a Barra do Mendes.
Com 18 quilômetros, a rodovia vai passar por serviços de restauração e pavimentação em TSS, ao custo de R$ 4,3 milhões, beneficiando mais de 100 mil habitantes das cidades de Irecê, Ibipeba, Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Canarana.