
Mais de 300 pessoas representaram os 24 municípios do Território de Identidade de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (28), para definir as prioridades do Governo do Estado no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015. A expectativa era que cerca de 200 representantes da sociedade civil organizada comparecessem à Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Conquista, onde o evento foi realizado.
A distância não foi problema para Maria Aparecida Souza, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Licínio de Almeida. Ela enfrentou quatro horas de viagem para apresentar as propostas de sua comunidade e participou da reunião relativa à cultura. Representante também das mulheres da cidade, Maria Aparecida conta que o segmento necessita de apoio para fortalecer o artesanato, principal atividade feminina na região onde mora.
“Temos carência de quadras e materiais esportivos para os jovens, e teatro. Também precisamos de infraestrutura para a comunidade quilombola, e acredito que nós, da sociedade civil, temos agora a oportunidade de levar tudo isso ao conhecimento do governo estadual”. Para chegar bem preparada à reunião do PPA-Participativo, Maria Aparecida lembra que passou por capacitação realizada pelo governo.
A secretária da Promoção da Igualdade, Vanda Sá Barreto, explica a importância da capacitação da sociedade civil organizada, principalmente nas comunidades tradicionais, a exemplo das quilombolas, para participação no PPA. “Eles não estavam afastados apenas fisicamente. Estavam também afastados social e politicamente das grandes decisões e construções de políticas. Nesses quatro anos é fantástico o envolvimento dessas comunidades como atores sociais”.