Gêmeos siameses nasceram, na noite deste domingo (10), na maternidade do Hospital Regional de Ouricuri Fernando Bezerra, no Sertão do Araripe. São dois meninos e estão ligados na região da barriga, e ainda serão realizados exames para identificar se existe algum comprometimento de órgão e tecidos.
Eles apresentavam um pouco de desconforto respiratório, o que exigiu uma aspiração para retirar secreção das vias nasais. Foram colocados em berços aquecidos e encaminhados para unidade neonatal, onde ficaram na incubadora, em observação. Além do leite da própria mãe, eles foram alimentados um leite complementar, indicado pelo pediatra.
Na tarde desta segunda-feira (11), as crianças foram transferidas para o Imip, no Recife, e passam bem. O pai, de 25 anos, está acompanhando os meninos, enquanto a mãe permanece no hospital de Ouricuri, onde descansa para se recuperar do procedimento, devendo ter alta médica nesta terça-feira (12). O caso surpreendeu tanto os pais quanto a equipe médica. Nos exames de ultrassonografia não era possível identificar que as crianças eram siamesas.
O parto - A mãe, Luciana Silva, uma agricultora de 18 anos do município de Exu, deu entrada na unidade às 17h11 de ontem. O procedimento escolhido foi a cesariana, comum no caso de gêmeos. Às 20h35, as crianças nasceram saudáveis, pesando 4,794 kg.