quinta-feira, 14 de abril de 2011

MINAS GERAIS: FICHAS SUJAS SÃO EXONERADOS PELO GOVERNADOR

Wellington Magalhães (dir.) e Edmar Moreira (esq.) foram exonerados na tarde desta quinta-feira
governador Antonio Anastasia (PSDB) recuou da decisão de nomear dois 'fichas-sujas' para cargos no governo de Minas e exonerou, na tarde desta quinta-feira, o ex-deputado federal Edmar Moreira (PR-MG) e o ex-vereador Wellington Magalhães (PMN).Edmar Moreira, mais conhecido como o ''deputado do castelo'', havia sido indicado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) para a vice-diretoria da Minas Gerais Participações S.A (MGI), empresa da administração indireta vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. A nomeação veio à tona no início da semana e causou polêmica. Apesar de não ter sido enquadrado nos critérios da Lei da Ficha Limpa, a indicação não foi vista com bons olhos porque, além de ser réu em um processo por falsidade ideológica, Moreira também teve a reputação manchada quando sonegou à Receita Federal a posse de um castelo, localizado no Sul de Minas Gerais.
Durante sua passagem pela Câmara, Moreira também causou polêmica quando assumiu o cargo de Corregedor-Geral da Casa e propôs a extinção do Conselho de Ética. Nesta quarta-feira, Anastasia chegou a defender a indicação do ex-deputado. "O procedimento foi cumprido de acordo com a legislação e o fato está colocado'', afirmou o governador. O governo de Minas não apresentou nenhuma justificativa sobre a mudança de posicionamento.
Já Wellington Magalhães, vereador que teve seu mandato cassado no ano passado, ocupava desde março deste ano o cargo de vice-diretor geral na Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg). Condenado em um processo que o acusava de compra de votos, o político foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa em 2010, mas depois teve o registro de candidatura liberado. Ele foi nomeado mesmo depois da aprovação de uma lei estadual que proíbe que políticos condenados por órgãos colegiados ocupem cargos comissionados no governo.