quinta-feira, 10 de março de 2011

Mais de 250 mil fugiram da Líbia desde o início de confrontos, diz ONU

Trabalhadores de Bangladesh fugidos da Líbia esperam em campo de refugiados em Ras Ajdir, na Tunísia, nesta quinta-feira (10) (Foto: AP)
Mais de 250 mil pessoas fugiram da Líbia rumo a países vizinhos desde o início da revolta popular contra o regime do ditador Muammar Kadhafi em meados de fevereiro, disse nesta quinta-feira (10) a ONU.
Mais de 137.400 cruzaram a fronteira com a Tunísia, 107.500 com o Egito, 5.400 com a Argélia e 2.200 com a Nigéria, segundo um porta-voz da coordenação humanitária da ONU, que não quis se identificar.
Muitos refugiados estão em acampamentos nas regiões fronteiriças.
Em Choucha, na fronteira com a Tunísia, o Programa Mundial de Alimentos e o Crescente Vermelho fornecem alimentação diária a 7.000 pessoas, e a cifra dobrará nos próximos dias, disse o porta-voz.
Há pouca informação sobre a situação humanitária em áreas da Líbia controlada pelas forças de Kadhafi, como a capital, Trípoli, mas o porta-voz disse que três quartos do país permanecem isolados de assistência humanitária.
A repressão do regime de Kadhafi aos rebeldes já deixaram milhares de mortos e muitos feridos. A Cruz Vermelha, mais cedo, afirmou que o país já vive uma situação de guerra civil.