A cidade de Jacobina deverá ser escolhida para sediar a construção do Hospital Regional do Piemonte da Chapada, que se caracterizará como uma importante unidade hospitalar.
O hospital será dotado de serviços médicos de média e alta complexidade, agregados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Laboratório Central de Saúde Pública - Lacen.
A proposta foi apresentada pela Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada (AMPC), através do presidente Adilson Almeida do Nascimento, durante o encontro promovido pela UPB com o governador Jaques Wagner, no último dia 18, onde estiveram presentes 16 presidentes de associações regionais de municípios.
Durante os cinco minutos concedidos à representação da AMPC, o prefeito Adilson Nascimento elencou algumas das demandas reivindicadas pelos municípios do Piemonte da Chapada, entre elas a saúde pública.
Nascimento informou ao governador que a região é muito carente nesse setor, principalmente, porque os dois hospitais de Jacobina, que recebem os pacientes dos municípios da região, não estão preparados para atender a casos onde são exigidos atendimentos mais especializados, como as urgências e emergências que são encaminhadas para hospitais de Feira de Santana e Salvador.
“A construção do Hospital Regional do Piemonte da Chapada é um sonho que espera ser realizado há mais de trinta anos. E se o senhor fez essa obra, com certeza, o povo da região nunca irá esquecer esse seu gesto, pois ele representa a salvação de milhares de vidas. Esse hospital irá beneficiar quase quatrocentos mil pessoas”, relatou Nascimento, que estava acompanhado do prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião, primeiro-tesoureiro da UPB.
O governador Jaques Wagner se mostrou bastante interessado no projeto de construção do Hospital Regional do Piemonte da Chapada, com sede em Jacobina e já sinalizou positivamente, principalmente porque o tema tem sido motivo de manifestações da população regional. “Pela a acolhida do governador, esperamos que em breve já tenhamos o anúncio oficial dessa obra”, afirmou o prefeito Luiz Caetano, presidente a UPB.
Ao todo são 19 municípios, com total de 394.217 habitantes, com a construção do Hospital Regional do Piemonte da Chapada: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova