quarta-feira, 30 de março de 2011

Experiência baiana na qualificação do gasto público é destaque nacional‏

A Bahia é destaque na qualificação de gastos públicos, segundo a edição da revista Exame em circulação em todo o País. A publicação, referência nacional em jornalismo de negócios, traz a reportagem ‘O jeito certo de cortar’, onde aborda o recente corte de gastos anunciado no Reino Unido e traça um paralelo com a supressão de R$ 50 bilhões no orçamento da União para 2011, apontando exemplos de onde iniciativas desse tipo já foram realizadas com sucesso.
O principal desafio apontado pela revista é como gastar menos sem comprometer a eficiência e a capacidade de investimento do Estado. Entre os exemplos citados de experiências que deram certo, a Bahia aparece com destaque, ao lado do Rio de Janeiro e de São Paulo, que também implementaram iniciativas de qualificação de gastos.
Desde 2007, o governo baiano economizou R$ 610 milhões a partir da implantação, pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb), do programa Compromisso Bahia, que introduziu mecanismos de corte de desperdício na máquina pública. As ações vão desde a economia de água e luz nos prédios públicos à mudança no processo de compras do governo baiano.