domingo, 27 de março de 2011

Coalizão bombardeia Trípoli e cidade natal de Kadhafi, diz agência

Aviões da coalizão internacional formada contra as forças de Muammar Kadhafi atacaram a capital líbia Trípoli e a cidade natal do ditador, Sirte, na noite deste domingo (27), como informa a agência Associated Press.
Foi a primeira vez que as aeronaves ocidentais atacaram Sirte, um importante obstáculo para que os rebeldes, que avançam rapidamente a oeste, possam chegar a Trípoli.
A Associated Press informa que pelo menos nove explosões foram ouvidas na capital. Tiros de armamentos antiaéreos vieram na sequência.
A televisão líbia afirmou se tratar de bombardeios das forças ocidentais. "Áreas civis e militares em Trípoli foram atingidas há pouco pelo cruzados, agressores colonialistas", transmitiu a emissora. As explosões foram seguidas por tiros antiaéreos.
Um repórter da agência Reuters ouviu quatro explosões na região de Sirte. A cidade é estrategicamente importante porque o aeroporto civil, ao sul da cidade, também aparenta ser uma grande base aérea militar. Imagens de satélite mostram que há cerca de 50 galpões de concreto armado, do tipo normalmente utilizado para guardar caças.