quinta-feira, 31 de março de 2011

CAÉM.Representantes do Município se empenham para reaver os Povoados de Baraúnas e Vila Cardoso. Destaque

Uma Comitiva Municipal liderada pelo Prefeito Gilberto Matos e formada pelo Vice-Prefeito Wilobaldo Ribeiro, pelo Presidente da Câmara Pablo Piauhy, pelo Secretário de Planejamento Edivan Reis
e pelos Vereadores Jonilton Matos, Ronaldo Alves, Maécio Andrade e pelo Líder do Poder Executivo Ver. Jonas Pereira além da presença do Deputado Estadual Pedro Tavares participaram na manhã desta quinta-feira 31 de Março de duas reuniões, sendo a primeira na UPB e a outra na SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), para tratar sobre a Lei nº 12.057/11, de autoria do Deputado João Bonfim, que dispõe sobre a atualização de divisas intermunicipais. Em pauta a possibilidade do Município de Caém reaver os Povoados de Baraúnas e Vila Cardoso que foram retirados do território Caenense e anexado ao território de Caldeirão Grande, trazendo grandes prejuízos ao Município de Caém.
Na UPB (União dos Municípios da Bahia) a comitiva Caenense foi recebida pelo Superintendente da Instituição Dr. Junior Muniz e pelo Diretor Eduardo Lima Vasconcelos. O Prefeito Gilberto Matos foi enfático com relação aos prejuízos que o Município de Caém tem sofrido com a perda dos Povoados de Baraúnas e Vila Cardoso. Segundo o Prefeito, o Município que já não recebe mais os recursos do FPM correspondentes a estes dois Povoados e mesmo assim continua arcando com o pagamento dos funcionários que são concursados pelo Município de Caém, além do Poder Público Municipal se sentir na obrigação de prestar assistência a estes dois Povoados já que 90% do eleitorado dos mesmos ainda pertencem a Caém, tendo inclusive o Vereador Ronaldo Alves sido eleito na eleição de 2008, para Câmara Municipal de Caém.
O Vereador Ronaldo Alves disse que está desamparado no Povoado de Vila Cardoso já que não pode indicar nenhuma obra ou benefícios para o Povoado, pois, o Município de Caém não tem legalidade para realizar as mesmas e segundo o Vereador, a Prefeitura de Caldeirão Grande não se interessa em realizar obras e prestar assistência a Vila Cardoso, já que o eleitorado não pertence a Caldeirão Grande. Segundo o edil ele encontra-se impotente para trabalhar pelo desenvolvimento do Povoado que representa.
O Diretor de Informações Geoambientais da SEI, Antônio Cunha, disse que vai levar as reivindicações do Município de Caém para formulação do Plano de Trabalho para a Revisão Territorial que vai ser aberto pelo IBGE, SEI, UPB e Assembléia Legislativa, que irá estudar, caso por caso dos Município que tem problemas territoriais e informou que a iniciativa do Prefeito Gilberto Matos e dos Vereadores em demonstrar interesse em reaver os Povoados, além das estreitas relações históricas e culturais de Caém com os Povoados de Vila Cardoso e Baraúnas serão levadas em conta.Ass.de Imprensa.