quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Produzir já beneficiou mais de 150 mil famílias no interior do estado

Modelo de referência na implantação de projetos de combate à pobreza rural e redução das desigualdades regionais, o programa Produzir, executado pela CAR, empresa vinculada a Sedir, está beneficiando mais de 150 mil famílias nos 407 municípios baianos em que vem atuando nos últimos quatro anos.
As ações promoveram inúmeras melhorias às comunidades rurais, através das associações comunitárias, ampliando significativamente a oferta de água e melhorando a renda de pequenos produtores rurais, implementando melhorias sanitárias e habitacionais e, de modo efetivo, apoiando iniciativas produtivas.
Ao longo deste tempo, foram concluídos 1.097 projetos, com recursos de R$ 125,2 milhões, beneficiando mais de 105 mil famílias, em 334 municípios. Estão em execução outros 571 projetos, que vão ajudar 50,6 mil famílias em 287 municípios. No total, foram realizados 544 eventos de capacitação com 12,3 mil produtores treinados.
A Associação dos Produtores Rurais de Pilões, no município de Candiba, foi uma das localidades beneficiadas com a chegada de mecanização agrícola. “Os trabalhos da associação avançaram por causa do projeto da CAR. Antes, sem o trator para tombar, era difícil trabalhar a terra. O plantio atrasava e prejudicava a produção e com o trator a gente passou a plantar na hora certa e produzir mais”, conta feliz o presidente da associação, Expedito Oliveira Guimarães.
Segundo ele, após a iniciativa da CAR, foi possível caminhar com as próprias pernas. “Nossa associação recebeu um trator e implementos, como um arado, uma carreta, uma batedeira de cereais, uma niveladeira e um cultivador. Atualmente, já contamos com mais um trator, uma carreta, uma filadeira de fazer ração, uma plantadeira e uma moto adquiridas com recursos próprios e conseguimos, inclusive, a sede onde estamos locados” orgulha-se Expedito. A associação que começou com 30 associados hoje conta com cerca de 200. Já os moradores de Mandacaru, município de Brumado, foram favorecidos com a implantação da Usina de Beneficiamento de Leite. Para o secretário da associação dos Pequenos e Mini Produtores e Distribuidores de Leite do Município, André Luís Quinteiro Vasconcelos, houve uma melhora significativa na vida do produtor. “A gente conseguiu agregar valor ao produto. Antes o leite era vendido in natura por um preço irrisório e hoje já conseguimos um preço justo. Além disso, não tínhamos nem como regularizar o fluxo do leite e hoje a usina ajuda a produzir além do leite, queijo, iogurte e manteiga”, explicou.