Mais de 40 entidades da sociedade civil organizada participaram, nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa, da solenidade de abertura do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), que será realizado até esta sexta (25), debatendo as políticas públicas voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da Bahia rural e a educação do homem do campo para evitar o êxodo. Na ocasião foi servido um café da manhã preparado com os produtos da agricultura familiar.
Criado em 2006, o Fórum busca aglutinar a diversidade de representações existentes na agricultura familiar. Em vários momentos conseguiu concentrar esforços, construir convergências e pautas. Ao longo dos anos vem apresentando demandas e estimulando reflexões sobre quais rumos tomar para a concepção, gestão e implementação de políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável para toda a população.
“Esse momento é significativo porque o Poder Legislativo e as instâncias de governo poderão compreender melhor o homem do campo”, disse o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), José Paulo Crisóstomo, ao destacar também a meta estabelecida pela presidente Dilma Rousseff de erradicação da pobreza extrema no País.