quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dilma anuncia programa para escolas técnicas em pronunciamento na TV

Presidente Dilma Rousseff (Foto: Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (10) que vai lançar o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) para facilitar o ingresso de jovens nesse tipo de ensino. O anúncio foi feito durante o primeiro pronunciamento da presidente em cadeia nacional de rádio e televisão.
Dilma afirmou que o Pronatec deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano e levará ao ensino técnico a experiência “bem sucedida” do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Nove deputados pedem aparte no discurso de estreia de Romário
Dep. Romário (PSB-RJ) discursa no Plenário da Câmara (Foto: Diogénis Santos / Agência Câmara)

O deputado federal e ex-jogador Romário de Souza Faria (PSB-RJ) atendeu a pedidos de aparte de nove deputados durante seu primeiro pronunciamento no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (10). Romário falou por cerca de 20 minutos. No discurso, ele disse que as prioridades de seu mandato são o esporte e a atenção às pessoas com deficiência.
O primeiro deputado a pedir aparte foi do colega de partido Jonas Donizetti (PSB-SP), que fez um relato da vida do ex-jogador, enaltecendo a vida do pai de Romário.
“Eu tenho certeza de que seu pai, esteja onde estiver, alegra-se muito ao ver vossa excelência assumir a tribuna nesta Casa”, disse.
Por se estender em sua interrupção, Donizetti acabou sendo advertido pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que presidia a sessão.

Salário mínimo será votado na quarta-feira à noite, diz Vaccarezza
BRASÍLIA - O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza anunciou nesta quinta-feira, 10, que com o acordo firmado hoje com a oposição, o projeto de lei do salário mínimo será votado na quarta-feira, em sessão extraordinária. O acordo prevê amplo debate sobre o reajuste.
OPINIÃO: O estilo Dilma no caso do mínimo O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participará de Comissão Geral no plenário da Câmara, na terça-feira à tarde, para discutir o valor do mínimo com os parlamentares e o secretário-executivo do Ministério, Nelson Barbosa, participará de reuniões com as bancadas na terça feira e na quarta feira, pela manhã. Ele já começou as conversas hoje, quando se reuniu com a bancada do PV. A reunião com o PMDB está marcada para quarta-feira, também pela manhã.

Brasília – O prejuízo das indústrias com a interrupção da produção e perdas de equipamentos por causa do apagão que atingiu sete estados do Nordeste na última sexta-feira (4) pode passar de R$ 100 milhões. A estimativa é da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).A entidade defende que haja uma investigação transparente e rápida sobre o episódio. Ela também quer que os consumidores sejam ressarcidos por causa dos prejuízos causados pelo apagão. “A Abrace entende que não é possível que se repita o ocorrido após o apagão de novembro de 2009. Naquele caso, mesmo com identificação dos culpados, não houve o fechamento do ciclo, ou seja, o ressarcimento dos consumidores prejudicados”, diz a nota divulgada hoje (10) pela associação.
O Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre as causas do apagão deve ser concluído ainda esta semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já começou a investigar as causas da interrupção de energia.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema teve origem em uma falha do sistema de proteção da Subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco, que provocou o desligamento imediato de todas as linhas de transmissão conectadas a ela. Além disso, segundo a nota, no momento em que aconteceu essa falha havia uma linha de transmissão desligada em caráter de urgência para manutenção.