Porto Seguro: Corpo de menino de três anos é encontrado em cisterna
O corpo de um menino de três anos foi encontrado dentro de uma cisterna abandonada na manhã de dominfo, no município de Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com o site Radar 64, a vítima tinha saído com uma amiga de 10 anos para brincar. A mãe do garoto é deficiente mental e tem um outro filho, um bebê de quatro meses. O corpo do menino já foi removido do local pelo Instituto Médico Legal (IML) da cidade que ainda não divulgou o resultado da necrópsia. A polícia não soube informar como o garoto caiu no poço. Há suspeita de que a menina que o acompanhava possa tê-lo jogado. A criança ainda será ouvida pela polícia. (Correio)
Governador Jaques Wagner anuciará novos secretátios
A euforia dos pretendentes a cargos no segundo mandato do governador Jaques Wagner (PT) pode acabar hoje. Foi o que ele mesmo prometeu durante o cortejo da Lavagem do Bonfim na última quinta-feira. Apesar do mistério, para surpresa de muitos, a executiva estadual do PT indicou o nome do professor doutor da Universidade Federal da Bahia e presidente do Conselho de Cultura do Estado, Albino Rubim, para substituir Márcio Meirelles na Secretaria da Cultura. Apesar da indicação, Rubim preferiu ser cauteloso. “Eu fui indicado pelo PT, mas quem decide isso é o governador. Seria precipitado eu falar essas coisas sem que tenha decisão do governador”, minimizou. Aliado a isso, o fim de semana foi agitado para os petistas empenhados em conquistar mais espaço para a legenda no secretariado de Wagner. Além da reunião na qual o nome do professor Albino Rubim foi indicado, figurões, a exemplo do presidente estadual da legenda, tiveram ontem um encontro a portas fechadas com o chefe do Executivo baiano. Leia mais na Tribuna.
Começa nessa terça-feira a terceira etapa da matrícula 2011 na rede estadual
A TARDE On Line
A terceira etapa da Matrícula 2011 na rede estadual será realizada nas próximas terça e quarta-feiras. O período é reservado para alunos da rede pública estadual e municipal que concluíram a 4ª série (5º ano) ou 8ª série do ensino fundamental.
As etapas anteriores foram destinadas à renovação de matrícula para alunos que já estudaram na rede estadual e para alunos que estudaram na rede municipal e privada.
A novidade da Matrícula 2011 fica por conta da realização das matrículas em qualquer escola. A medida, iniciativa da Secretaria da Educação, visa garantir facilidade, rapidez e comodidade aos estudantes e responsáveis.
Outra mudança é o fim do sorteio eletrônico, que era realizado nos colégios Thales de Azevedo, Teixeira de Freitas e Raphael Serravale (na capital) e no Colégio Modelo (Feira de Santana).
Calendário – Nos dias 20 e 21 de janeiro será realizada a transferência por interesse próprio para alunos queiram mudar de escola. Em seguida, nos dias 24 e 25 de janeiro, vai ser realizada a matrícula nova para o ensino fundamental e confirmação do sorteio eletrônico para educação profissional dos cursos subsequentes. A última etapa acontece nos dias 26 e 27 de janeiro, com a matrícula nova para o ensino médio e para o ensino médio integrado à educação profissional.
Documentação – Para a efetivação da matrícula 2011 é necessário levar o original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.
Pai alimentava filho com saliva durante o tempo que ficou soterrado
A diretora-administrativa da maternidade de Nova Friburgo (RJ), Maria José de Jesus Reis, 53, disse que Nicolas Barreto, o bebê de seis meses que ficou mais de 14 horas soterrado, se manteve saudável e hidratado porque sugava a saliva do pai, Wellington da Silva Guimarães, 25. Os dois foram resgatados com vida pelos bombeiros na noite de quarta-feira (11). “O pai contou que sobrou um espaço para ele ficar em pé com o bebê embaixo dos escombros. E disse ainda que ficou dando saliva com a língua para o filho sugar”, afirmou a diretora.
A diretora-administrativa da maternidade de Nova Friburgo (RJ), Maria José de Jesus Reis, 53, disse que Nicolas Barreto, o bebê de seis meses que ficou mais de 14 horas soterrado, se manteve saudável e hidratado porque sugava a saliva do pai, Wellington da Silva Guimarães, 25. Os dois foram resgatados com vida pelos bombeiros na noite de quarta-feira (11). “O pai contou que sobrou um espaço para ele ficar em pé com o bebê embaixo dos escombros. E disse ainda que ficou dando saliva com a língua para o filho sugar”, afirmou a diretora.
De acordo com os médicos da maternidade, a criança ficou comportada o tempo inteiro e mesmo sem fralda, apenas com uma blusinha azul, sequer se sujou. “O Nicolas só tinha uma pequena escoriação no rosto. Chegou rindo e se alimentando na maternidade. Sempre concentrado no que o pai estava fazendo, ele comeu frutinha e dormiu muito bem.
A gente fica emocionada o tempo inteiro só de contar”, disse a diretora. Os dois foram liberados pelos médicos no dia seguinte da tragédia. Já a mulher de Wellington, Renata Gomes Costa, 28, e a mãe dela não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
DNA identificará corpos
A prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio, anunciou ontem que os corpos de vítimas da enchente que ainda não foram identificados no Instituto Médico Legal (IML) da cidade serão enterrados imediatamente, com coleta de material genético para uma identificação posterior ao sepultamento.
Segundo a decisão tomada no sábado pelo juiz José Ricardo de Aguiar, as covas em que os corpos forem enterrados devem estar localizadas em área bem definida e identificável, ficando o respectivo cemitério responsável por um arquivo de cada sepultura.
De acordo com a procuradora-geral do município, Ana Cristina da Costa Araújo, todas as covas já providenciadas pela prefeitura de Teresópolis são individuais e estão localizadas em cemitério municipal, entre eles, o maior de Teresópolis, Carlinda Berlim. “Garantimos que todos os mortos serão enterrados com dignidade”, afirmou.
A prefeitura ainda tem 30 corpos a serem reconhecidos e identificados. Duzentos e doze já foram sepultados. A coleta de material genético dos mortos sepultados sem identificação será feita pelo Instituto Médico Legal (IML). Mais de 620 pessoas morreram na região serrana desde a madrugada de quarta-feira.
vigília - O cão Leão permanece desde sexta-feira à noite ao lado da sepultura número 305, de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, uma das vítimas da tragédia em Teresópolis, região serrana do Rio. Ela foi enterrada no Cemitério Municipal Carlinda Berliniro. O cão acompanhou o velório, uivou várias vezes e permaneceu todo o fim de semana ao lado do túmulo.