sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Depois da tragédia da chuva, Teresópolis sofre com saques
Um tumulto foi provocado por criminosos no Centro da cidade de Teresópolis na manhã desta sexta-feira (14). De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, houve dois assaltos a lojas do Centro, próximas à Calçada da Fama, a mais importante área de comércio de Teresópolis.
A cidade foi uma das mais afetadas pela chuva que cai nos últimos dias na Região Serrana. Mais de 200 pessoas já morreram no município. Ao todo, a tragédia já deixou mais de 500 mortos em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.
Assustados, muitos comerciantes chegaram a fechar as portas. “O coronel do batalhão da PM acabou de me dizer que houve um assalto em duas lojas do Centro de Teresópolis. A polícia está no local”, afirmou o prefeito de Teresópolis, Jorge Mário. “Não houve arrastão, nem saques em demais estabelecimentos. Só que as pessoas entraram em pânico e isso gerou confusão. Mas foi um boato que gerou pânico, só isso”, complementou.
Segundo a assessoria da prefeitura, o comandante do 30º BPM (Teresópolis) informou que o policiamento está reforçado no Centro. Ainda segundo a assessoria, Guardas Municipais também foram deslocados para patrulhar a Calçada da Fama e as ruas próximas.
Estudantes relatam dificuldade para acessar notas do Enem
Estudantes relatam dificuldade para acessar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os jovens dizem ter problemas com as senhas que devem ser usadas para entrar no sistema do Ministério da Educação.
Gabriella Ferreira Carneiro, de 21 anos, do Rio de Janeiro, disse que tentou recuperar a senha. Recebeu uma outra, provisória, por SMS. Ao tentar usá-la no site do MEC, a senha apareceu como inválida. “Falam que é para ligar para o 0800, mas é impossível falar. Ligo desde as 8h”, afirmou.
A estudante está preocupada com a possibilidade não conseguir se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que selecionará estudantes para cerca de 83 mil vagas em universidades públicas do país.
Patrícia Oliveira do Nascimento, de 23 anos, que também mora no Rio de Janeiro, chegou a acessar a nota às 23h desta quinta-feira (13). Meia hora depois tentou de novo e não conseguiu mais. “Mandaram outras senhas por SMS, mas aparece inválida”, disse. “Faculdades importantes utilizam esse sistema, que parece falido desde o começo”, disse.
João Pedro, de 17 anos, de Cascavel (PR), disse que recebe a informação no site do Enem de que não há nenhum e-mail nem SMS dele cadastrado para o envio da senha provisória, já que a senha dele não funciona. O estudante tenta entrar em contato com o 0800 do MEC desde as 8h e não consegue contato. "Lembro de ter cadastrado todos os meus dados quando fiz a inscrição no Enem. É bug do site deles. O 0800 só funciona até as 18h de hoje. Se eu não recuperar a senha, não vou poder me inscrever no SiSU", afirmou o estudante.
Leandro Paz da Silva, de 21 anos, de Porto Alegre, disse ter conseguido acessar a nota por volta das 10h após tentativas por duas horas. "Antes disso, tentei várias vezes e não conseguia. Tem muita gente desesperada, com medo de não conseguir fazer inscrição no SiSU", disse o jovem.
Segundo informações da assessoria de imprensa do MEC fornecidas por volta das 10h, o problema ocorreu porque a cada pedido de nova senha dos estudantes era enviada uma nova senha. Agora, foi feita uma mudança no sistema e toda vez que estudante pedir nova senha, receberá a mesma. De acordo com a assessoria, o jovem deve pedir a senha e esperar até dez minutos para receber a nova por SMS ou por e-mail. Só após esse período, se não receber a senha, deve pedir outra.
Até as 9h30, o MEC afirmava que nenhum relato de problemas com o acesso às notas havia sido registrado.

Contratações irregulares de advogados levaram o Ministério Público estadual a ajuizar ação civil pública contra o Município de Conceição do Coité (distante 210 km de Salvador), que, por determinação judicial liminar, está impedido de contratar advogado ou escritório de advocacia, salvo quando indicar objeto específico, não rotineiro, inédito ou extremamente complexo, que fuja das atividades cotidianas do procurador do Município. A decisão é do juiz Gerivaldo Alves Neiva, que julgará ainda os demais pedidos apresentados pelos promotores de Justiça Tiago Pacheco e Raimundo Moinhos, que solicitaram a condenação do Município na obrigação de rescindir os contratos já existentes que não tenham como objeto a prestação de serviço específico e complexo, fora das atividades rotineiras de competência do procurador, e no dever de não terceirizar a prestação de serviços de assessoria jurídica e representação judicial ou administrativa que não tenham esse objeto

O temporal que atingiu a região serrana do Rio nos últimos dias já é o maior desastre natural no país envolvendo chuvas. O número de mortes ultrapassou as que foram registradas no município de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, em março de 1967. Na ocasião, foram contabilizadas 436 mortes em decorrência de fortes tempestades e deslizamentos de terra –condições semelhantes às das cidades no Rio nesta semana. (Folha)

A prevenção da dengue deve ser intensificada tanto pelo governo como pela população já que o Ministério da Saúde, através de pesquisa, classificou a Bahia, dentre outros estados, com “risco muito alto” de epidemia de dengue neste ano. No ano passado foram notificados 57.990 casos de dengue com 35 óbitos na Bahia e embora a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informe que houve uma redução de 52,6% em relação ao mesmo período de 2009, parece que, pela avaliação do ministério, não irá acontecer o mesmo neste ano. A luta para o extermínio do aedes egypti deve ser de todos, pois o inseto se cria e se multiplica em água parada. Este nome aedes origina-se do grego e significa: odioso, já egypti é uma palavra latina: do Egito. Então a tradução é : odioso do Egito. Esta época é favorável para a sua criação porque as temperaturas estão altíssimas e ocorrem chuvas isoladas na cidade, com sol logo a seguir. Leia mais na Tribuna.

A presidente Dilma Rousseff abre nesta sexta-feira, 14, às 14h, no Palácio do Planalto, a primeira reunião ministerial do seu governo. No encontro, ela alertará a equipe sobre a necessidade de adotar “procedimentos éticos” e dividir com os ministros da área econômica ônus políticos que podem ser provocados por cortes orçamentários. O ajuste nas contas de cada pasta é considerado “inevitável” pela presidente. A previsão é que o encontro se estenda até as 18h. A abertura da reunião será feita pela própria Dilma Rousseff. Em uma explanação que deverá ser transmitida ao vivo pela NBR, emissora do governo, Dilma tentará demonstrar uma postura de “gestora” preocupada com contas e números de cada órgão da administração federal, segundos fontes do Planalto. (Estadão)

A polícia apresenta às 11h desta sexta-feira uma quadrilha acusada de realizar assaltos a bancos no interior do estado. Segundo informações da assessoria da Secretaria de Segurança Pública, o grupo foi preso em uma operação realizada nesta quinta-feira pelo Comando de Policiamento do Interior, com apoio de policiais da Companhias das cidades de Ilhéus e Itabuna. No total, seis homens foram presos, mas suas identidades ainda não foram divulgadas. A operação contou com apoio de agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil e a apresentação acontecerá na sede deste grupo, localizada na Base Aérea de Salvador. (Correio)

Um homem é acusado de ter matado o próprio pai com um golpe de enxada na noite desta quinta-feira na Fazenda São Francisco, na região de Pau Lavrado, zona rural da cidade de Catu, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de agentes da delegacia do município, a morte aconteceu após uma discussão entre os dois. Em depoimento à polícia, Valdilson Santos Leão, de 28 anos, negou que tenha golpeado o pai com a enxada. Ele contou que os dois brigaram e que Edésio Rodrigues Santos Leão, de 52 anos, pegou a enxada e avançou contra ele. O rapaz disse que tentou se defender e enpurrou o pai, que caiu no chão e bateu a cabeça na ferramenta. Valdilson ainda disse que correu para a casa em que mora sem saber que o pai estava morto. A polícia informou que há possibilidades de que o rapaz não tenha matado o pai intencionalmente e que esta versão só poderá ser confirmada após a conclusão do laudo cadavérico, que apontará a causa da morte de Edésio, e também da perícia realizada no local. (Correio)

irregularidades e vice assume
O prefeito Agenor Birschner (PMDB), do município de Arataca, a 490 km de Salvador, foi cassado segunda-feira após a Comissão Processante instalada na Câmera de Vereadores do cidade confirmar o envolvimento do gestor com irregularidades na administração. O vice-prefeito, Rozano Silva Sá (PRP), assumiu o cargo na prefeitura. (A Tarde)

MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS
- A Tarde: Travessia por lancha para hoje
- Correio: Luto e medo
- Globo: Estado não tem sistema de alerta contra catástrofes
- Folha: Corte de água e luz e risco de falta de alimentos agravam tragédia
- Estadão: Total de mortos supera 440 no RJ; destruição atrapalha buscas
- JB: Planeta água
- Correio: 501 mortes no Rio e um país em comoção
- Valor: Exército vai iniciar obras do terminal 3 de Cumbica
- Zero Hora: Dor e solidariedade na catástrofe