sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Democracia e desenvolvimento, os compromissos de Dilma

Depois de ouvir alguns assessores mais próximos, Dilma Rousseff concluiu o discurso de posse que fará no Congresso Nacional no qual ela assume dois compromissos: com a democracia, citando expressamente mais uma vez a liberdade de expressão, e com o desenvolvimento do país.
      O discurso perante o Congresso deverá ter em torno de 30 minutos e nele Dilma Rousseff vai destacar o fato de ser a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil. Ela vai enfatizar o que chama de “ousadia do povo brasileiro” que elegeu, primeiramente um operário e, agora, uma mulher para comandar os destinos do país.
     Ela fará uma breve referência a seu passado, à luta pela democracia e compromisso com os direitos humanos, mas com ênfase a seu compromisso com a democracia. Na economia, deve afirmar que vai tomar as medidas necessárias para assegurar a estabilidade econômica, mas ressaltando que seu compromisso é com o desenvolvimento do país – em lugar de falar em reformas, ela deverá falar em “Estado eficiente”.
      O discurso que  Dilma fará no Parlatório aos populares que estarão diante do Palácio do Planalto será bem mais curto- menos de dez minutos.
      O discurso de Dilma Rousseff passou por análises do publicitário João Santana, responsável pela campanha eleitoral; pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci e pelo futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fenando Pimentel.

Baiana fica na segunda posição e queniana vence na São Silvestre

 
A queniana Alice Timbilili confirmou o favoritismo e venceu a disputa feminina da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre, nesta sexta-feira, em São Paulo. Com isso, ela conquistou o título da prova pela segunda vez na história, repetindo o feito de 2007.
  Baiana de Jacobina, Simone Alves da Silva foi a melhor brasileira na São Silvestre de 2010, pois terminou em segundo lugar e foi a única a ameaçar a liderança de Timbilili durante o percurso. Enquanto isso, a também queniana Eunice Kirwa conseguiu a terceira colocação. 
competição, ao completar o percurso de 15 quilômetros em 50min19 - a antiga marca pertencia à também queniana Hellen Kimayio, vencedora em 1993 com 50min26.
 Ato solene e shows estão preparados para aclamar Dilma presidente
Primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff  cumpre, neste sábado, 1º, a partir das 14h15 (horário de Brasília), o longo ritual da posse – uma festa que tem público esperado de 1,7 milhão de pessoas. Dilma desfilará ao lado da filha Paula em carro aberto – um Rolls Royce – pela Esplanada dos Ministérios. Caso a chova, o trajeto será feito em automóvel coberto.
O vice-presidente Michel Temer  virá atrás, em outro carro aberto, com a mulher. Da Catedral, todos seguirão até o Congresso, onde oficialmente ocorre a posse.No plenário da Câmara dos Deputados, Dilma e Temer  ouvem a leitura do termo de posse e serão declarados presidente e vice. Depois, Dilma fará seu primeiro pronunciamento como presidente da República. 

Após a cerimônia, por volta das 18h30, a Esplanada recebe o show “Cinco Ritmos do Brasil”, que terá a presença das cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart’nália e Zélia Duncan.  Para a cobertura da cerimônia foram credenciados 453 jornalistas, entre repórteres e fotógrafos, sendo que 122 vão trabalhar na rampa ou na chapelaria, 254 nos salões Negro e Verde e 77 no plenário da Câmara. Serão usadas 48 câmeras de televisão para o pool que vai gerar as imagens da cerimônia de posse, um helicóptero, além de centenas de pessoal técnico para a transmissão do evento.
Cerca de 400 agentes das policias legislativas da Câmara e do Senado cuidarão da segurança no interior do Congresso. Eles terão o apoio de agentes da Polícia Federal, que cuidarão da segurança das autoridades. A Polícia Militar e as Forças Armadas atuarão nas dependências externas do Congresso.
Em seu discurso, Dilma reforçará o compromisso com os mais pobres e com os direitos e liberdades individuais. Em seguida, ela  e Temer vão para o Palácio do Planalto – onde serão recebidos pelo presidente Lula.
O petista vai passar a faixa presidencial no parlatório do Palácio. Internado no Hospital Sírio-Libanês (SP), o vice-presidente José Alencar não irá à cerimônia. Dilma encerra os eventos da posse no Palácio do Itamaraty. Mais de 30 chefes de Estado confirmaram presença. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será representado pela  secretária de Estado, Hillary Clinton.